Home / Notícias
Com a participação do presidente da OAB-PA, Alberto Campos, e do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, Oswaldo Coelho, a campanha de prevenção da doença renal foi promovida em parceria com a Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará e apoio da Comissão de Saúde da OAB-PA e da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Ao mobilizar mais de trinta profissionais e estudantes, diversos serviços foram oferecidos a advogados e advogadas durante a última quinta-feira. Diretores, conselheiros, presidentes de comissões temáticas e colaboradores da Ordem e da CAA-PA também foram contemplados com verificação de pressão arterial, glicemia, urinalise, IMC (Índice de Massa Corpórea) e orientação nutricional.
Diretora da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará e integrante colaboradora da Comissão de Saúde da OAB-PA, Belina Soares considerou a campanha exitosa, que contou com a atuação de acadêmicos de enfermagem e nutrição da UFPA e de biomedicina da Fibra, além de uma médica nefrologista do Hospital das Clínicas.
Belina alerta que as estatísticas são alarmantes no que refere à doença renal no Brasil. “Um em cada dez brasileiros apresenta algum problema renal. Nesse contexto, a informação é importante para mudar a educação alimentar”, avalia a diretora, que informou ainda que mais de 150 pessoas atendidas.
Para Lylian Leal Garcia, presidente da Comissão de Saúde da OAB-PA, a campanha alcançou resultado positivo em todos os sentidos. “A estrutura disponível na CAA-PA já é um diferencial para garantir um atendimento adequado”, comentou a advogada. Apesar de manifestar preocupação com o fato de cerca de 50% das pessoas atendidas terem apresentado alguma alteração, a presidente comemorou que advogados e funcionários que não tenham tanta oportunidade de realizar exames frequentemente foram contemplados.
Presidente Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, Oswaldo Coelho adiantou que nova campanha nos mesmos moldes da promovida na última quinta-feira deverá ser realizada em agosto, justamente o mês do advogado. “Creio que faremos um melhor planejamento, já que adquirimos mais experiência agora”, afirmou o advogado.