Home / Notícias
Além da presença de diretores, conselheiros federais e seccionais, presidentes e membros de comissões temáticas da OAB, diversas autoridades prestigiaram a Cerimônia Oficial de Abertura da Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes Seccionais da Ordem. E todas foram unânimes: o inédito encontro de líderes da advocacia brasileira em Belém demonstra o prestígio e respeito que a seccional paraense da OAB desfruta junto ao Conselho Federal da Ordem.
Autoridades
A desembargadora Luzia Nadja Nascimento, presidente do Tribunal de Justiça do Pará, parabenizou a Ordem pela realização do evento e revelou estar otimista em relação às pautas previstas para serem abordadas durante o colégio. “Eu acredito que em reuniões como essas é que se pode chegar a grandes resultados, considerando que, com certeza, serão debatidos temas importantes para prestação jurisdicional.”
O paraense Gilberto Martins, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, demonstrou muito entusiasmo com a realização de evento dessa proporção em território paraense. “Recebemos com orgulho todos os presidentes seccionais e os conselheiros federais, mostrando ao povo paraense e à classe jurídica do Pará, a importância de uma instituição que, historicamente, trabalhou pela instalação do Estado Democrático de Direito.”
Para Luiz Fernandes Rocha, secretário de Defesa Social e Segurança Pública do Pará, a realização do Colégio de Presidentes Seccionais da OAB em Belém é um indicativo da credibilidade da seccional paraense. “O povo do Pará deve ficar feliz por receber um grande evento da OAB Nacional, que é uma das instituições mais respeitadas deste país, responsável pela redemocratização do Brasil”.
Violência contra Advogados
O secretário ainda destacou os debates que ocorrerão a respeito da violência contra advogados. "Nada melhor do que a OAB encampar essa luta. A OAB tem todo o respaldo do povo brasileiro para discutir questões tão graves”, comentou.
A relevância das pautas também foi destacada pelo Procurador Geral de Justiça do Estado, Marco Antônio das Neves. “Serão debatidos temas relevantes, que certamente beneficiarão não só a classe dos advogados como a própria sociedade”.
O delegado Sílvio Maués, diretor de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará, observou que o evento prestigia a representação da Amazônia e une ainda mais a classe. “Todo e qualquer agrupamento institucional vai propiciar um fortalecimento”. O delegado avaliou como pertinente o debate sobre violência contra advogados durante o colégio. “A discussão do tema é extremamente oportuna, para que se faça o enfretamento à violência contra profissionais tão importantes”, concluiu.
O Delegado Geral da Polícia Civil do Pará, Rilmar Firmino, também considerou um privilégio para a região amazônica o fato de Belém está recebendo um evento desse porte, “o que comprova o prestígio que a OAB do Pará possui”, afirmou.
O Defensor Geral do Estado, Luiz Carlos Portela, enfatizou que “a cada encontro desses, a instituição é fortalecida. As instituições unidas são muito mais fortes e conseguem avançar mais em prol dos mesmos objetivos.”
Abertura
Com o Teatro Maria Sylvia Nunes lotado, o presidente do Conselho Federal da Ordem, Marcus Vinícius Coêlho, declarou a Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes Seccionais oficialmente aberta.
Após o pronunciamento do presidente nacional da OAB e do presidente da seccional paraense, Jarbas Vasconcelos, e do vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, foi oferecido um coquetel aos presidentes seccionais e demais participantes. Em seguida, houve apresentação do grupo de carimbó "Borboletas do Mar" e show da cantora paraense Lia Sophia.
Fotos: Paula Lourinho