Home / Notícias

Colégio de Presidentes de Subseções: lideranças da advocacia no interior elogiam postura pró-ativa da seccional da Ordem

Após a aprovação e assinatura da “Carta de Belém” (documento oficial do evento) e antes do encerramento do I Colégio de Presidentes Subseccionais da OAB do Pará, os advogados que lideram a advocacia no interior paraense enalteceram e parabenizaram a promoção da diretoria seccional da Ordem, que é comandada pelo presidente Jarbas Vasconcelos.

Baixo Amazonas

O presidente da subseção de Santarém, Ubirajara Bentes, foi um dos primeiros líderes a manifestar aprovação á postura da seccional da Ordem, especialmente ao presidente Jarbas Vasconcelos. “Gostaria de externar minha satisfação e dizer que, hoje, o senhor tem fincado na subseção de Santarém um aliado muito forte. Agradeço todas as deferências que foram dadas à subseção de Santarém. Agradeço o apoio no momento em nós precisamos de vossa excelência e do conselho para redarguir o sistema penal, da forma como ele vinha tratando os advogados”.

Ubirajara ainda elogiou bastante a disposição da diretoria da OAB do Pará em defender intransigentemente as prerrogativas dos advogados. “Agora, fica uma lição para todo o estado do Pará, que deve respeitar a Ordem dos Advogados do Brasil. A sua administração (de Jarbas Vasconcelos) está pronta para rebater qualquer violação das prerrogativas dos advogados. Volto emocionado para a minha terra e saio daqui satisfeito com todo esse trabalho que foi feito, com a dinâmica que foi feito, que garantiu a participação democrática de todos os presidentes de subseções”, concluiu.

O presidente da subseção de Óbidos, Antônio Sales, agradeceu pela confiança depositada nele pela diretoria da Ordem para presidir a recém-criada subseção do município, mas “sobretudo pela sensibilidade e generosidade de compreender que os colegas que militam na ‘Calha Norte’, à margem esquerda do rio Amazonas, precisam de uma presença efetiva da OAB”, enfatizou.

O advogado ainda demonstrou esperança em relação às prerrogativas daqui para frente. “Eu tenho certeza que com a OAB prestigiada como está, nós teremos nossas prerrogativas respeitadas”. O presidente da subseção de Monte Alegre, Marco Aurélio, também agradeceu o empenho da diretoria para criar a subseção da Ordem no município localizado na região do Baixo Amazonas.

Sul e Sudeste

Haroldo Gaia, presidente da subseção de Marabá, também parabenizou a presidência da seccional pela realização do I colégio e pelo empenho em cumprir as promessas de campanha, que considerou ser “fundamental para a integração dos presidentes de subseções”, ratificando que “a OAB só será forte se permanecer unida em prol da advocacia”. Por fim, o advogado afirmou que “a partir dessa reunião, dias muito produtivos virão no sentido de dar eficiência à Justiça.”

O presidente da subseção de Parauapebas, Jackson Silva, comentou que a atual gestão da OAB do Pará está marcando época. “Historicamente, esta Ordem tem compromisso com os advogados e sempre defendeu as nossas prerrogativas. E isso é o mais importante para os advogados que militam no interior.” O advogado elogiou a postura participativa do presidente Jarbas Vasconcelos, que “não guarda mágoas e nem persegue nenhum colega de subseção, o que renova as nossas esperanças”, observou.

O presidente da subseção de Redenção agradeceu pela atenção dispensada pela diretoria seccional e revelou estar satisfeito com as demandas atendidas durante os dois dias de evento. O mesmo sentimento foi demonstrado por Marcelo Barreto, presidente da subseção de Tucuruí. O presidente de Paragominas, Luiz Carlos Cereja, também avaliou como positivo o resultado do Colégio de Presidentes de Subseções.

Atuação

Raimundo Athayde, presidente da subseção de Santa Isabel do Pará, enalteceu o trabalho incansável da atual gestão comandada por Jarbas Vasconcelos na elucidação do assassinato do advogado Jorge Pimentel, ocorrido no dia 02 de março deste ano, em Tomé-açu. “Somente com união seremos respeitados. E somente pela força da OAB - representada por Jarbas - a motivação do crime foi esclarecida.”

Paula Fernanda, vice-presidente da subseção de Itaituba, destacou e agradeceu pela atuação da seccional paraense no episódio em que advogados da subseção da OAB no município tiveram dificuldades para ingressarem nas dependências do Centro de Recuperação Regional de Itaituba (CRRI), entrada que só foi garantida a partir da mobilização do presidente Jarbas Vasconcelos, diretores, conselheiros e ouvidoria da Ordem.

O presidente da subseção de Abaetetuba, José Heiná, agradeceu pela forma amistosa que os diretores e conselheiros seccionais receberam todos os presidentes de subseções da OAB. Cícero Sales da Silva, presidente da subseção de Xinguara, assegurou que o nome do presidente Jarbas Vasconcelos “vai ser engrandecido por ter garantido a construção da sede de Xinguara”, enfatizou o advogado.

Transamazônica

Joaquim Freitas, presidente da subseção de Altamira, enumerou diversos pontos positivos do Colégio de Presidentes de Subseções. “Gostaria de fazer um agradecimento por esses dois dias. Levo na bagagem uma somatória de novas amizades e o intercâmbio cultural. Gostaria de agradecer também o tratamento e o respeito da seccional com a nossa subseção, com a deferência, com diálogo que foi estabelecido aqui.”

O advogado ressaltou a importância de manter uma boa relação coma diretoria seccional. “Tenho certeza que esse colégio de presidentes servirá como um marco para que novos diálogos com a subseção de Altamira, pois precisamos dessa seccional para fazermos um bom trabalho, uma boa gestão. E tenho a certeza que esta seccional será sensível aos nossos pleitos. A cada dia, buscarei uma aproximação maior com a seccional, pois gostaria de nos próximos anos estar próximo de vocês aqui. Como vice-presidente e como liderança que sou dentro da subseção, estamos de portas abertas, porque Altamira ainda sediará momentos muito felizes com essa diretoria. Eu posso garantir isso”, finalizou Joaquim Freitas.

Anexos