Home / Notícias
Último encontro entre presidentes subseccionais presidido por Jarbas Vasconcelos, o evento foi realizado no plenário Aldebaro Klautau, sede da Ordem, e contou com a presença das principais lideranças do Sistema OAB no Pará, que reverenciaram o trabalho desenvolvido nos últimos anos e assumiram o compromisso de dar continuidade aos avanços conquistados.
Sem exceção, os representantes da advocacia em diferentes regiões do interior aproveitaram a oportunidade para manifestar agradecimento ao atendimento dos principais pleitos e pela intensificação do processo de interiorização da instituição, especialmente nesses três últimos anos da segunda gestão liderada pelo presidente Jarbas Vasconcelos.
Na ocasião, os presidentes subseccionais foram homenageados pela atual diretoria seccional com o diploma “Moção de Aplausos”. Decano do Colégio e um dos agraciados, o presidente da subseção de Abaetetuba, José Heiná garantiu que apesar de concluir sua gestão à frente da subseccional, “em hipótese alguma deixarei de caminhar ao lado dos interesses da advocacia”.
Bastante agradecido pelo reconhecimento do trabalho, manifestado na última eleição por ocasião da retumbante vitória conquistada, o presidente eleito da OAB/PA, Alberto Campos, salientou que “o que importa é o projeto e continuar avançando sempre”, referindo-se à diferença de estilos entre ele e Jarbas Vasconcelos.
Campos ainda recordou que o movimento “OAB de Todos” despontou há 17 anos para valorizar o advogado militante. “Não obtivemos êxito em três eleições, mas decidimos seguir o Jarbas Vasconcelos por conhecê-lo, um guerreiro, trabalhador e dedicado à Ordem. Não me arrependo em nenhum momento de estar ao lado do Jarbas, pois ele é desta forma: um presidente independente, destemido. Espero ter a mesma independência e coragem”, concluiu.
Novo decano do colegiado e presidente da maior subseccional do interior da Amazônia (Santarém), Ubirajara Bentes Filho agradeceu pelos investimentos em educação jurídica naquela região. “Ao todo, foram mais 320 eventos. O advogado da nossa região só não lapida seus conhecimentos se não quiser”, comentou.
“Quero agradecer e reafirmar apoio na continuação desse projeto. Temos que nos manter coesos”, resumiu Joaquim Freitas, presidente da subseção de Altamira. Presidente da maior subseção da região sul do Pará, que é Marabá, Haroldo Gaia enalteceu o espírito aguerrido de Jarbas Vasconcelos. “Tivemos um presidente aguerrido na luta por nossas causas”.
Ao participar pela última vez do Colégio de Presidentes, Jocelindo Medeiros, presidente da subseção de Cametá, destacou a atuação da seccional na condenação dos mandantes e executores do assassinato do advogado Fábio Teles. “Nós conseguimos dar uma resposta à classe e à sociedade”.
O presidente da subseccional de Xinguara, Cícero Sales, frisou que “em todas as dificuldades, esta diretoria seccional esteve ao nosso lado”, agradeceu. Com a experiência de 30 anos de advocacia, o presidente da subseção de Óbidos, Sales Cardoso, afirmou que “a gestão de Jarbas Vasconcelos será um divisor de águas na OAB”.
Na última sessão do Conselho Seccional, o presidente da subseção de Abaetetuba, o decano José Heiná, fez a leitura da “Carta de Belém”, na qual constam as deliberações do encontro entre os presidentes subseccionais. A seguir, leia o documento na íntegra: