Home / Notícias
Após o término do Colégio Nacional de Presidentes de Comissões de Advogados Iniciantes, que aconteceu no Rio de Janeiro, de 26 a 28 de maio, os 21 presidentes presidentes assinatam Carta do Rio de Janeiro. Em muito spontos importantes, a carta marca a nova luta da classe, relativa à recente vitória na redução da cláusula de barreira. A partir de agora, os esforços se concentram na criação de um piso salarial nacional para advogados no valor de R$2.000,00, nos termos da proposta do Presidente do CFOAB, Ophir Cavalcante Jr.
Leia a íntegra da Carta
"COLÉGIO DE PRESIDENTES DAS COMISSÕES SECCIONAIS DOS ADVOGADOS EM INÍCIO DE CARREIRA
RIO DE JANEIRO – RJ
O Colégio de Presidentes das Comissões Seccionais dos Advogados em Início de Carreira, reunidos na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de maio de 2011, após exaustivas discussões e aprovações dos temas submetidos ao Plenário, proclamam a Carta do Rio de Janeiro – RJ, tornando pública sua posição, nos termos a seguir:
SOLICITAR ao Conselho Federal da OAB a concessão de desconto aos advogados em inicio de carreira na inscrição para a Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada em Curitiba/PR nos dias 20 a 24 de novembro de 2011, alcançando os mesmos patamares dos acadêmicos,
REQUERER que seja dada a devida importância à criação do piso salarial nacional dos advogados, nos termos do Ofício no. 1116/2011-GPR, Ref. Protocolo no. 2011.19.03993-01, da Presidência do Conselho Federal da OAB. (em anexo)
APOIAR a participação dos Presidentes das Comissões de Apoio aos Advogados em Inicio de Carreira nos compromissos coletivos (entregas de carteiras) de novos advogados.
CONFERIR menção honrosa ao Dr. Francisco Mussinch, pelos trabalhos realizados em prol da Jovem Advocacia.
APOIAR uma maior participação feminina nas atividades da OAB.
INDICA a necessidade de que os descontos da anuidade que alcançam o advogado em inicio de carreira se concretizem em patamares mais agressivos e alcancem os primeiros 5 (cinco) anos de inscrição.
RATIFICAR o desenvolvimento de um projeto de “valorização do advogado”.
DEFINIR como sede do próximo Colégio de Presidentes o Estado de Goiás, ficando a cargo da Comissão da Advocacia Jovem da OAB/GO a organização do evento.
CONSIDERANDO as dificuldades encontradas pelo Presidente Paulo Brincas em reunir a Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Inicio de Carreira (CNAI); Considerando que já estamos na metade da presente gestão e até o momento ocorreu apenas uma única reunião da CNAI; Considerando a necessidade de implementação de projetos fundamentais aos advogados em inicio de carreira, que representam significativa parte dos inscritos nos quadros da OAB e tendo em vista que o advogado em Inicio de Carreira é indiscutivelmente o que mais necessita de amparo da OAB; SOLICITAMOS o necessário apoio do Conselho Federal para que sejam viabilizadas reuniões da CNAI objetivando a elaboração e implementação das Campanhas de Valorização do Advogado, que deve ocorrer ainda durante a presente gestão.
AGRADECER E PARABENIZAR a OAB Jovem/RJ, OAB/RJ, na pessoa de seu Presidente Dr. Wadih Damous, e CAARJ, na pessoa do Dr. Felipe Santacruz, pela calorosa recepção e exemplar organização do Colégio de Presidentes das Comissões Seccionais dos Advogados em Início de Carreira do Rio de Janeiro/RJ.
Com o encaminhamento desta, solicita-se o costumeiro apoio do Conselho Federal e das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil na deliberação das matérias apresentadas.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 28 de maio de 2010.
Bruno Castro – OAB/MT
Pedro Araújo – OAB/AM
Antônio Bastos – OAB/BA
Celso Papeleo – OAB/ES
Abadio Braird - OABMS
Mauro Santos – OAB/PA
Expedito Filho – OAB/PB
Maurício Guedes – OAB/PR
Gener Serralva – OAB/PE
Lucas Villa – OAB/PI
Daywsson Gurgel – OAB/RN
Pedro Alfonsin – OAB/RS
Leonardo Borchardt – OAB/SC
Cristiano Barreto - OAB/SE
Enil Neto – OAB/GO
Thiago Poerch – OAB/AC
Eduardo Athayde – OAB/DF
Fabrício Almeida – OAB/MG
Kleber José T. M. Lopes – OAB/MA
Fabiane Martini – OAB/RO
Rafael Rihan – OAB/RJ"