Home / Notícias
Brasília – O Coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais, presidente da OAB mineira, Luís Cláudio da Silva Chaves e o coordenador-adjunto eleito e presidente da OAB-ES, Homero Mafra, emitiram nota de apoio à atuação da OAB Nacional, contra a postura do presidente do STF, Joaquim Barbosa, que expulsou da tribuna o advogado Luiz Fernando Pacheco, enquanto este requeria que entrasse na pauta da Casa, julgamento sobre pedido de prisão domiciliar de seu cliente.
Confira a nota:
Nós, presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, secundando em todos os termos a manifestação do Conselho Federal quando, de forma veemente, repudiou a atitude do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa expulsando do recinto do Supremo um advogado que se encontrava na tribuna da Corte, apresentamos nossa inteira solidariedade ao colega atingido.
A atitude do presidente do STF não atinge somente a advocacia. Ela fere também os direitos da liberdade, na medida em que representa cerceamento inaceitável ao direito de defesa.
Nós que não nos calamos durante a ditadura, não podemos aceitar que manifestações de prepotência tentem calar a voz do advogado quando, legitimamente, atue em defesa de seu constituinte e apoiaremos todas as medidas que o Conselho Federal da OAB vier a adotar neste específico caso de agressão à advocacia.
Fonte: SIte do CFOAB