Home / Notícias

CFOAB: Presidente nacional da OAB empossa diretoria da seccional paraense

para-659406965Belém (PA) – Marcus Vinícius Furtado Coêlho, presidente da OAB Nacional, dirigiu nesta terça-feira (5) a cerimônia de posse da diretoria que conduzirá a seccional paraense da Ordem pelo próximo triênio e terá Alberto Antonio Campos à frente da gestão.

“Trago o abraço dos 909 mil advogados brasileiros. Aos colegas que hoje tomam posse, tanto na diretoria da seccional como na Caixa de Assistência, meu total apoio. É gratificante ver um auditório lotado de mulheres, de jovens, mostrando que nossa advocacia está cada vez mais inteligente e renovada. A Ordem é a voz constitucional do cidadão, e foi com este pensamento que reunimos interesses nas causas da República para sermos uma só OAB”, iniciou Marcus Vinicius.

O presidente destacou ainda o esforço de todas as seccionais, notadamente a paraense, e também da OAB Nacional pelo fim da violência contra a advocacia. "Quando se trisca num advogado, violenta-se toda a ordem jurídica e, por conseguinte, o cidadão que dela é parte. De um lado há o Estado julgador e normatizador, e do outro as pessoas, que em seu favor possuem apenas o advogado. Assim, somos nós os instrumentos do cidadão contra o arbítrio estatal. Respeitar o advogado é respeitar a sociedade", conclamou.

Ele também destacou as principais bandeiras de sua gestão à frente da Ordem: proibição do investimento empresarial em candidatos e partidos políticos, ampla transparência nas doações eleitorais, o novo Código de Processo Civil (CPC), inclusão da classe no Simples Nacional, aprovação do novo Código de Ética da OAB, implantação gradual no Processo Judicial Eletrônico, entre outros.

AGRADECIMENTOS

Em seguida, Jarbas Vasconcelos, presidente cujo mandato se encerrou para a posse de Alberto Antonio Campos, fez um balanço de seus seis anos de gestão. “O meu muito obrigado é pouco a cada um que participou conosco desta história. Ratifico aqui a gratidão. A luta foi grande mas a glória também”, apontou.

Vasconcelos fez questão de agradecer ao presidente Marcus Vinicius. “Com seu mandato também caminhando para o fim, vemos sua total importância nesse cenário. Soube decidir, soube tomar posições, a você meu muitíssimo obrigado desde sempre. Antes de sua gestão, nada nos era oferecido, a nós nada era estendido. És um amigo da advocacia brasileira e especialmente da paraense, porque não podemos nos queixar de nada”, lembrou.

Por fim, Antonio Albuquerque prestou o juramento regimental, deu posse aos diretores da Caixa de Assistência aos Advogados, da Escola de Superior da Advocacia, do Tribunal de Ética e Disciplina e falou em nome da nova diretoria da seccional. “Tenho certeza de que daremos continuidade ao excelente trabalho de Jarbas tanto para a advocacia quanto para a sociedade paraense”, previu.

PRESENÇAS

Além de Alberto Antonio, Jader Kahwage David tomou posse como vice-presidente; Eduardo Imbiriba de Castro como secretário-geral; Ivanilda Barbosa Pontes no cargo de secretária-geral adjunta; e Roberio Abdon D'Oliveira como tesoureiro. Na Caixa de Assistência aos Advogados da OAB Pará, Osvaldo Coelho foi reeleito presidente.

O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Antonio Oneildo Ferreira, e o presidente reeleito da OAB Amapá, Paulo Campelo, também compareceram ao evento.

Autoridades municipais, estaduais e federais estiveram na posse, como o governador em exercício, Zequinha Marinha; a prefeita de Belém, Carla Martins; Dom Alberto Taveira, arcebispo do município; Ricardo Nunes, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará; Luís Cunha, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará; Carlos Maneschy, reitor da Universidade Federal do Pará, entre outros.

Fonte: Site do CFOAB
Foto: Eugênio Novaes

Anexos