Home / Notícias
A OAB Nacional prestou homenagem a quatro grandes advogados nesta segunda-feira (17). Os membros honorários vitalícios Miguel Seabra Fagundes, Márcio Thomaz Bastos e Ophir Cavalcante e o ex-presidente da Seccional do Amazonas Alberto Simonetti Cabral estão agora eternizados nos plenários da antiga sede da Ordem, em Brasília.
Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a homenagem aos ex-dirigentes é ainda mais adequada por ser prestada no mês do advogado.
“É sempre importante relembrar as contribuições dos milhares de dirigentes de Ordem que dedicaram tempo e trabalho à nossa entidade. A credibilidade que a OAB tem hoje junto à sociedade é fruto de nossa história, de cada um que a construiu”, saudou.
Familiares dos homenageados compareceram ao evento. O Centro de Memória da OAB Nacional produziu vídeos sobre a vida e a obra dos presidentes.
Os plenários que recebem os nomes dos presidentes falecidos ficam na primeira sede própria do Conselho Federal da OAB em Brasília, ao lado da atual sede. A transferência do Rio de Janeiro para a capita federal, segundo Marcus Vinicius, foi uma das grandes conquistas da classe, pois a centralizou.
Segundo o membro honorário vitalício Ophir Cavalcante Jr., filho de um dos homenageados, é emocionante testemunhar histórias de vida tão distintas, mas com um mesmo objetivo: defesa da cidadania e da democracia. “Esta é uma homenagem a todos os dirigentes de hoje e de sempre”, afirmou.
Eduardo Seabra Fagundes, membro honorário vitalício e filho de um dos homenageados, se disse muito satisfeito e honrado com a iniciativa da OAB. “É o congraçamento da ideia de ser advogado”, disse.
Por fim, o atual presidente da Seccional amazonense, Alberto Simonetti Cabral Neto, filho do homenageado, afirmou que a homenagem representa muito para os presidentes de todo o país. “A vida não faz sentido sem dignidade, e advocacia é a profissão que restaura a dignidade às pessoas.”
Clique aqui para assistir ao vídeo sobre Márcio Thomaz Bastos.
Clique aqui para assistir ao vídeo sobre Miguel Seabra Fagundes.
Clique aqui para assistir ao vídeo sobre Ophir Cavalcante.
Clique aqui para assistir ao vídeo sobre Alberto Simonetti Cabral.
Fonte: Site CFOAB