Home / Notícias

Centro Cultural da Justiça Eleitoral é inaugurado

DSC_0232O Centro Cultural da Justiça Eleitoral abriu as portas à cidadania. Já bastante aguardado e depois de 20 meses, o Tribunal Regional Eleitoral apresentou o mais novo espaço da cidade. Entre os Tribunais Regionais Eleitorais do país, o projeto é único e aberto ao público a partir de amanhã.

A inauguração ocorreu na noite de ontyem, 29. Muito concorrida. O desenlace da fita inaugural foi realizado conjuntamente pelo desembargador João Maroja, presidente do TRE, e por Duciomar Costa, prefeito de Belém. Uma placa também foi descerrada em seguida. O presidente do TRE Pará fez um pronunciamento no Café Gourmet.

DSC_0203Integrantes do Pleno do Tribunal também prestigiaram a solenidade, entre eles André Bassalo, Vera Araújo e Rubens Leão. Dentre as demais autoridades, estiveram presentes Jarbas Vaconcelos, presidente da OAB- Pará; Cincinato Marques, secretário estadual de Cultura; o deputado federal Paulo Rocha e o senador Flexa Ribeiro.

Servidores da Justiça Eleitoral e demais órgãos conferiram os espaços do CCJE. Representantes das instituições que apoiaram o projeto de execução do Centro também testemunharam a inauguração. Para quem não sabe, incentivam o CCJE as instituições e empresas Celpa, Eletrobrás, Banpará, Governo Federal, Fiepa, Unimed, Oi e Caixa Econômica Federal, além da Prefeitura Municipal de Belém e da Associação dos Magistrados do Pará.

"Estamos mostrando que a Justiça Eleitoral é cidadania antes de qualquer coisa. Queremos possibilitar ações educativas com crianças e jovens, e esclarecer os cidadãos por meio da arte, educação e cultura\", destacou o desembargador João Maroja. Ele agradeceu o empenho dos servidores que trabalharam direta e indiretamente no projeto, assim como o incentivo oferecido pelas empresas públicas e privadas.

Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer os espaços das exposições de longa duração e todos os recursos propostos, destaque para os paineis que contam a história da cidadania e a vida política do Brasil. O espaço multimídia também foi bastante visitado, assim como a biblioteca e Arena das Artes. As telas sensíveis ao toque, ou telas touch screen, também provocaram a interação com o público. Ao som de violinos , um coquetel foi servido.

O arquiteto José Gammachi, autor do projeto arquitetônico do CCJE, assim como Antônio Soeiro, museólogo e Alan Coelho, historiador, deram detalhes, à imprena, do planejamento e a execução das obras e recursos do Centro.

DSC_0229Acervo Caixa – Das muitas opções do CCJE, a exposição do acervo da Caixa Cultural intitulado \"Reconhecer – obras que elevam as cores do Brasil\" chama atenção. Com 12 telas de renomados artistas, como \"Independência\", de Di Cavalcanti; \"Valência\", de Anita Malfatti; \"Cidade Bandeira\", do paraense Emanuel Nassar, além de \"Economia e Prosperidade\", de Aldo Debona e \"Figura\", de Milton Dacosta. Atenta às obras de arte, a servidora do Tribunal de Contas do Estado, Rosiani Marcelino, destacou: \"pelo que estou vendo, já é um sucesso. Começou com uma exposição de peso\".

Serviço – Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará – aberto de 2ª a 6ª, das 8h às 15h. Exposição \"Reconhecer\", de 30 de novembro a 16 de dezembro, entrada gratuita. CCJE fica na rua João Diogo, 254, entre São Francisco e 16 de Novembro, Campina. Tel. (91) 32134566/eje@tre-pa.gov.br (ASCOM-TRE-PA).
Fotos: Yan Fernandes
Fonte: Site do TRE

Anexos