Home / Notícias
Parceria entre as duas instituições foi celebrada durante sessão solene comemorativa de 117 anos da Academia Paraense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, realizada ontem à noite. Assinaram o documento o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, e o presidente da APL, Alcyr Meira.
Objetivo do convênio é o desenvolvimento conjunto de atividades culturais, como a instituição de concursos, realização de conferências, seminários, congressos, e publicação de revistas e obras literárias. Nesse contexto, é contemplado o I Concurso de Poesias da OAB-PA, criado em parceria com a Academia Paraense de Letras.
Ao destacar que o projeto visa fomentar o aperfeiçoamento da cultura na classe jurídica, o presidente Alberto Campos agradeceu à APL pela parceria e comemorou as dezenas de poesias de todo o estado do Pará e inscritas no concurso. “Quando se colocou ao lado da Ordem uma instituição do prestigio da Academia Paraense de Letras, só veio a agigantar esse projeto, que nós esperamos que não só se repita, mas que ele alcance outros níveis de cultura”, frisou. Já o presidente da APL, Alcyr Meira, afirmou estar muito honrado e demonstrou confiança no sucesso da parceria. “Eu tenho certeza absoluta que, daqui para frente, nós vamos ter novos horizontes”
Com a finalidade de estimular e divulgar o potencial poético da classe jurídica do Pará, o projeto contempla o gênero poesia (Trabalho pode ser concebido nas vertentes: Lírica, Regional e Filosófica), nas categorias feminino e masculino. A competição será anual e poderá ser expandida nos próximos anos.
A solenidade de premiação será realizada na sede do Silogeu Paraense, em sessão especial. Premiação p/ 1º lugar de cada categoria: R$ 1.000,00 e certificado; 2º e 3º colocados receberão troféu e certificado; o 4º colocado receberá menções honrosas. Inscrições eram gratuitas e foram efetuadas entre 01 de abril e 01 de maio deste ano.
Fotos: Yan Fernandes