Home / Notícias

CDDCA é alvo da pesquisa "Participação e Direitos”, da PCU e Viva Melhor Sabendo Jovem

DSC 5822

Integrante da Plataforma dos Centros Urbanos e Viva Melhor Sabendo Jovem, João Lucas esteve hoje à tarde na sede da seccional paraense para aplicar o formulário junto aos membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e explicar o objetivo ao presidente da Ordem, Alberto Campos, e ao presidente da CDDCA, Ricardo Melo.

Aos membros do Sistema OAB-PA, Lucas informou que a pesquisa é a terceira linha de atuação da PCU e Viva Melhor Sabendo Jovem, na qual vários grupos de jovens, entre 14 e 29 anos, percorrem diversos estados para identificar o perfil da juventude mobilizada e articulada para o enfrentamento das violações de direitos na Amazônia Legal.

As informações colhidas na pesquisa serão sistematizadas e apresentadas em Brasília para a Unicef Brasil e Estados. Nas outras linhas, são realizadas oficinas transversais em escolas públicas municipais e estaduais em parceria com a FASEPA (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará) e ações de testagens para HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

DSC 5816A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do UNICEF na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes, garantindo a cada um deles maior e melhor acesso à educação de qualidade, à saúde, à proteção e a oportunidade de participação.

Para impulsionar a redução das desigualdades nas grandes cidades, a PCU propõe três estratégias essenciais: Monitoramento da redução das desigualdades; Participação social nas políticas públicas nos territórios; e a participação cidadã dos adolescentes.

DSC 5841

A iniciativa conta como principais protagonistas a Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA). Ela prevê ampla participação da sociedade civil, das populações que vivem em comunidades populares e dos adolescentes. A PCU está presente em oito grandes cidades brasileiras: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz e São Paulo.

Em Belém, a Plataforma dos Centros Urbanos é realizada por meio de uma parceira entre Instituto Peabiru, UNICEF, Prefeitura de Belém e Governo do Pará.

Fotos: Yan Fernandes

Anexos