Home / Notícias
Na manhã de hoje (22), o presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB, o advogado Leonardo Carvalho, esteve na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil do Pará, em Belém, e presenciou a apresentação de duas pessoas suspeitas de assassinar o advogado Luigi Vasconcellos Freire e tentar matar o pai dele, o também advogado Luiz Carlos Horácio, em setembro deste ano, na capital paraense.
A dupla foi presa no município de Tucumã, no sul do Pará. De acordo com a Polícia Civil, o trabalho de investigação continuará, uma vez que ainda há indícios de envolvimento de uma terceira pessoa no crime. A motivação do assassinato ainda não foi totalmente esclarecida, pendência que poderá ser suprida após os depoimentos da dupla capturada.
Continuidade
Depois da apresentação dos suspeitos, o advogado Leonardo Carvalho conversou com o delegado Gilvandro Furtado, diretor da Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Pará, a respeito de detalhes da operação que resultou na captura da dupla no interior do estado, bem como das ações previstas para prender o terceiro suspeito, do qual há muitas informações disponíveis.
Ainda em conversa, Leonardo Carvalho foi informado pelo delegado Gilvandro que o inquérito sobre o caso está em andamento. “Como se trata de crime hediondo, a polícia ganhou mais dez dias para concluir os trabalhos, já que dois suspeitos foram presos e podem ajudar no decorrer das investigações”, explicou o presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB.
Segundo as investigações, a mulher presa seria ex-empregada da família das vítimas e teria repassado informações privilegiadas aos criminosos. Os presos permanecerão recolhidos no Sistema Penitenciário do Pará. A mulher será recolhida no Centro de Recuperação Feminino (CRF) do Coqueiro, enquanto o homem deverá ser enviado ao Centro de Triagem Metropolitano, em Ananindeua.
Mandado
A prisão da dupla e outras medidas cautelares foram decretadas no dia 12 de outubro. Contudo, o mandado de prisão foi expedido no último dia 15 de outubro, pela Vara de Inquéritos Policiais de Belém.
O Crime
Na manhã de 15 de setembro deste ano, os advogados Luiz Carlos Horácio, de 68 anos, e o filho dele, o advogado Luigi Vasconcellos Freire, de 37 anos, foram abordados por dois homens, dentro da própria residência, localizada no bairro de Nazaré, em Belém.