Home / Notícias

Caso Jorge Pimentel: OAB reitera que só irá descansar quando mandantes do crime forem presos

A posição da seccional paraense foi anunciada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da instituição, José Carlos Lima, durante pronunciamento na cerimônia de posse do novo prefeito de Tomé-açu, ocorrida hoje (19) pela manhã. José Hildo Takeda Alves (PT) assume o cargo em substituição a Carlos Vinícius de Melo Vieira, cujo mandato teve vacância declarada em sessão da Câmara Municipal realizada no dia 09 de agosto.Posse-Tom-A-Jos-Carlos-Lima

Vale ressaltar que a abertura de vacância do cargo foi sugerida por uma comitiva de advogados da OAB junto a sete vereadores e ao assessor jurídico da Câmara Municipal de Tomé-açu. Carlos Vinícius havia solicitado licença do cargo por motivos pessoais. O prazo foi encerrado no dia 04 de agosto. Ele também é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do advogado Jorge Pimentel e está foragido, já que sua prisão preventiva foi decretada.

Justiça

Na solenidade de hoje, José Carlos Lima enfatizou que a mobilização da OAB em torno do caso não é somente para assegurar a defesa das prerrogativas dos advogados. “Viemos aqui porque queremos Justiça. Queremos que os mandantes do crime sejam punidos de maneira exemplar”, declarou José Carlos, que esteve acompanhado por três vice-presidentes da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB: André Tocantins, Rodrigo Godinho e Braz Mello.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente também salientou que a participação da OAB desde o processo de investigação do assassinato até os demais desdobramentos, culminando com a vacância do mandato de Carlos Vinícius, é uma forma de solidariedade ao município de Tomé-açu e região. “A população que vive aqui e nas redondezas sofre com a questão de pistolagem. Por isso, acreditamos que é necessária uma atuação federal na região”, finalizou o advogado.

Reunião

Após a sessão solene, o presidente da Comissão de Meio Ambiente e os três vice-presidentes da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB reuniram com o presidente do PT no Pará, João Batista, e o deputado estadual, Beto Faro (PT), para discutir detalhes do encontro com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ocasião na qual será reivindicada a inclusão da Polícia Federal na investigação e captura dos acusados de encomendar o assassinato do advogado Jorge Pimentel.

Anexos