Home / Notícias

Caso Jorge Pimentel: OAB habilitará membros da Comissão de Prerrogativas para atuarem como assistentes de acusação no processo judicial

acusasdos-assassinato-Jorge-Pimentel_79-gr

O presidente Jarbas Vasconcelos anunciou a disposição da Ordem hoje (06) pela manhã, na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil do Pará, após a apresentação de Carlos André S. Magalhães - conhecido como “Tico”, e Wellington Ribeiro Marques - “Teco”, acusados de serem os executores do assassinato do advogado Jorge Pimentel e do empresário Luciano Capacio, no dia 02 de março, em Tomé-açu.

acusasdos-assassinato-Jorge-Pimentel_85-8585Em entrevista concedida a vários veículos de comunicação, Jarbas elogiou o trabalho efetuado pela Polícia Civil. “Foi feito um trabalho técnico, bem fundamentado, com provas materializadas, tanto que mereceu o deferimento do pedido de prisão preventiva de todos aqueles identificados como participantes do homicídio por parte do Tribunal de Justiça do Estado.”

acusasdos-assassinato-Jorge-Pimentel_107-lllllll

Contudo, o presidente ponderou que a Ordem ainda está parcialmente satisfeita. “Nós iremos descansar só quando todos que participaram, deram apoio, executaram e encomendaram esses homicídios estiverem pagando sua dívida com a sociedade na prisão, e quando todos eles estiverem condenados.”

Ainda em conversa com os jornalistas, Jarbas Vasconcelos revelou que não ficou surpreso com o fato do assassinato possuir motivações políticas. “Desde o primeiro momento, essa era uma linha possível da investigação, a mais provável. E realmente, as provas técnicas colhidas pela polícia demonstraram as razões políticas, além de econômicas e pessoais.”

Investigações

acusasdos-assassinato-Jorge-Pimentel_94Em breve explanação para a imprensa e diversos advogados que integram a Diretoria, o Conselho e das comissões de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Meio Ambiente da OAB, o diretor de Polícia do Interior, o delegado Sílvio Maués, expôs algumas dificuldades enfrentadas durante as investigações, bem como de alguns detalhes que foram determinantes para capturar os dois acusados.

Inicialmente, o delegado admitiu que foi muito difícil encontrar testemunhas dispostas a colaborar com a apuração. Porém, a autoridade destacou que “a adoção de um conjunto de medidas contribuiu decisivamente para a somatória de informações, como escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, por exemplo”. Sílvio Maués ainda apresentou uma das armas de fogo utilizadas na execução do crime.

acusasdos-assassinato-Jorge-Pimentel_11-11111111Acusados

Além de Carlos André (Tico), o “Andrezinho”, e Wellington Marques (Teco), o “Neném”, que foram capturados no dia 17 de março, na BR-316, na divisa do Pará com o Maranhão, o delegado informou que um terceiro executor já foi identificado nas investigações, mas preferiu não mencionar o nome dele.

acusasdos-assassinato-Jorge-Pimentel_72Outros acusados que constam nos autos do inquérito são Raimundo Barros Araújo, o “Raimundinho” - empresário do ramo madeireiro e acusado de ser o agenciador do crime, e Jorge Augusto M. da Silva, acusado de auxiliar na fuga dos criminosos.

Prefeito

Os mais famosos da lista de acusados são o prefeito de Tomé-açu, Carlos Vinícius de Melo Vieira, e seu pai, Carlos Antônio Vieira. Inclusive, pai e filho, “Raimundinho” e Jorge Augusto já estão com a prisão preventiva decretada pela Justiça. De acordo com o delegado Sílvio Maués, o empresário Raimundo Barros Araujo estaria no estado do Amapá, enquanto que o prefeito Carlos Vieira teria pedido afastamento do cargo junto à Câmara Municipal alegando necessidade de tratamento médico em São Paulo.

acusasdos-assassinato-Jorge-Pimentel_40-404040Comitiva

O vice-presidente da OAB, Alberto Campos, o diretor-tesoureiro, Eduardo Imbiriba, o secretário geral adjunto, Nelson Souza, a ouvidora geral, Ivanilda Pontes, o conselheiro seccional, Dennis Serruya, o presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Leonardo Mota, o vice-presidente da referida comissão, André Tocantins, e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, José Carlos Lima, também estiveram presentes na Delegacia Geral da Polícia Civil.
acusasdos-assassinato-Jorge-Pimentel_42

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Paula Lourinho


 

Anexos