Nesta quinta (9/06), a Escola de Conselho promove a palestra sobre “Plano nacional de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador”. O evento acontece no auditório do Instituto de Ciências da Educação - ICED/UFPA às 15 horas.
A palestra será proferida por Graça Trapasso, militante da causa e considerada uma das principais responsáveis pelo fortalecimento do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA) no Brasil.
A instituição organizadora da palestra tem o objetivo de sensibilizar o poder público e a sociedade para combater práticas de trabalhos de crianças e adolescentes. A palestra de hoje é destinada a estudantes, movimentos sociais, representantes de órgãos públicos e educadores.
O evento desta quinta-feira antecede uma grande mobilização que será realizada em todo o país, no dia 12 deste mês. O objetivo é dar cartão vermelho ao trabalho infantil. No Pará, diversas ações estão programadas para chamar a atenção da população quanto ao problema.
Formação:
A Escola de Conselhos promove uma vez por semana palestras abertas ao público com o objetivo de promover formação continuada aos membros que compõe a Rede de Garantia do Direito da Criança e do Adolescente e a sociedade civil organizada. No próximo dia 27, os educadores da Escola levarão formações aos conselheiros tutelares e de direito de todo o Estado. Os primeiros a receberem as formações são os pólos de Mojú e Abaetetuba.
Eventos:
No dia 12 deste mês, o Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente promove o seminário Perspectiva e Desafios da Educação no Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil. O evento será realizado na Computer Store (Tv. Antônio Barreto, nº1176, entre Alcindo Cacela e Nove de Janeiro). No dia 13, um debate no auditório do IPAMB (Alm. Barroso, nº 2070) pautará as questões do trabalho infantil e os reflexos na saúde.