Home / Notícias

Candidatos à presidência do Conselho Federal da Ordem compareceram à cerimônia de posse de Jarbas

 

Os dois candidatos à presidência do Conselho Federal da OAB estiveram presentes na solenidade que empossou Jarbas Vasconcelos e a nova diretoria da OAB no Pará. Além de saudarem o presidente reeleito, Marcus Vinicius Furtado, atual secretário-geral da OAB Nacional, e Alberto de Paula Machado, atual vice-presidente da instituição, aproveitaram para expor suas respectivas propostas aos conselheiros federais eleitos pela chapa “OAB por Você” e empossados ontem.

Marcus Vinicius, que atua no estado do Piauí, encabeça a chapa denominada “OAB Independente, Advogado Valorizado”, cujo registro ocorreu no dia 21 de dezembro de 2012. Já Alberto de Paula, que originalmente é do estado Paraná, lidera a chapa “OAB Ética e Democrática”, que foi registrada no dia 31 de dezembro do ano passado. Em 15 anos, essa é a primeira vez que a eleição para o Conselho Federal será entre duas chapas.

Propostas

Antes da cerimônia, Alberto de Paula enfatizou que a finalidade primordial de sua chapa é proporcionar uma aproximação entre o Conselho Federal e a classe. “Queremos aproximar o Conselho do advogado comum, que precisa de suporte, especialmente no que se refere às prerrogativas”. O candidato ainda mencionou a experiência utilizada em seu estado de origem. “O que fizemos e deu certo na OAB do Paraná, pretendemos expandir pelo Brasil”.

Marcus Vinicius, por sua vez, destacou que uma das principais finalidades da chapa “OAB Independente, Advogado Valorizado” é lutar por unicidade nas ações. “Umas das metas é valorizar o advogado. Para isso, é necessário agir com unidade, a fim de viabilizar instrumentos que garantam autonomia aos advogados”. Além disso, o candidato afirmou que pretende governar de maneira impessoal e descentralizada.

Jarbas sugeriu realização de plebiscito

Em discurso, Jarbas Vasconcelos fez um apelo aos dois candidatos presentes. “Pelo aos senhores que, caso estejam á frente da presidência do Conselho Federal, consultem, façamum plebiscito entre os advogados brasileiros a respeito de como eles gostariam que fossem realizadas as eleições na OAB Nacional”.

Eleição

De acordo com o Regulamento Geral da OAB, os 81 conselheiros federais eleitos nos 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, votarão secretamente. A chapa que obter mais votos será proclamada vencedora. A eleição ocorrerá no próximo dia 31 de janeiro.

____________________________________________________________________________________

Atenção!

A partir de amanhã, disponibilizaremos no site da OAB-PA a gravação na íntegra do discurso do presidente reeleito Jarbas Vasconcelos e de Wadih Damous, conselheiro federal eleito e ex-presidente da OAB-RJ.

Anexos