Home / Notícias

Calouros da Advocacia participam do IV Ciclo de Palestra dos novos advogados

palest-03Um evento que já faz parte do calendário de compromissos da OAB-PA. Dezenas de calouros da advocacia participaram na tarde de ontem (27) de um bate-papo durante o Ciclo de Palestras dos novos advogados.

Promovido pela Comissão dos Jovens Advogados da Seccional do Pará, a 4ª edição do evento, que aconteceu no auditório Otávio Mendonça, sede da Ordem, antecedeu a solenidade de prestação de compromisso e entrega de carteira.

A ocasião que recepciona os novos advogados tem como objetivo realizar um verdadeiro bate-papo com os recém-aprovados no exame de Ordem, trazendo um pouco da experiência de alguns advogados através de palestras, tirando dúvidas e expondo assuntos de suma importância para o profissional, principalmente para aqueles que estão adentrando recentemente na carreira.

A primeira palestrante da tarde foi a advogada e diretora do Departamento do Direito Civilpalest-02 da Escola Superior de Advocacia (ESA) Magda Abud El Hosn. A advogada falou da importância do relacionamento do advogado com o cliente, de como obter êxito na profissão e da ambição que o profissional deve ter pelo conhecimento. “É preciso sempre buscar conhecimento, pois ele traduz sabedoria, a sabedoria por sua vez traduz ética e disciplina. E é exatamente isso que a sociedade espera de vocês”, disse.

O atual presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PA, Clodomir Araújo, dialogou com os novos advogados. Considerando-se um jovem profissional, os 15 anos de militância de Araújo serviram para o advogado compartilhar um pouco de sua experiência. Ele conceituou as prerrogativas, falou das formas de proteger e fazer valer esses direitos e a atuação da Comissão na defesa das prerrogativas. “As prerrogativas são acima de tudo, direitos da sociedade, direitos esses que devem ser protegidos e defendidos imprescindivelmente”, afirmou.

Por fim, o conselheiro Seccional Mário Paiva, expôs o rumo do futuro da advocacia na era da informática, um futuro que está impulsionando o advogado a se adaptar a este novo cenário, onde muitos dos mecanismos dos profissionais estão sendo transportados para a web, caso contrário, se o advogado não se adequar às mudanças, ele está fadado ao fracasso.

Dando boas vindas aos advogados, o secretário-geral da Ordem, Alberto Campos, convidou ainda a fazerem parte de quaisquer das inúmeras comissões da seccional e se engajarem na profissão digna de respeito. “A Ordem dos Advogados do Brasil tem a maior satisfação em recebê-los nessa casa. Vocês são membros dela a partir de hoje, portanto vocês são necessários na Ordem. Sejam bem vindos”, finalizou o secretário.

 

 

Fotos: Paula Lourinho

Anexos