Home / Notícias

CAA promove Semana de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata

A Caixa de Assistência dos Advogados do Pará promove de 7 a 11 de novembro a Semana de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata. A ação, que acontece desde o ano passado, é uma iniciativa do presidente da CAA-PA Edilson Dantas. O objetivo é estimular os cuidados à saúde dos advogados. 

A Campanha da CAA oferece, gratuitamente, consultas com urologista e exames de sangue (Antígeno Prostático Específico - PSA). Advogados com idade a partir de 45 anos não podem deixar de participar desta campanha. Os exames e as consultas serão na sede da CAA, na rua Padre Prudêncio, 760, no bairro da Campina em Belém.

De acordo com o site ABC da Saúde câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. No Brasil existem várias campanhas de detecção precoce desse câncer. A próstata é uma glândula localizada próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (ou esperma). A origem do CP é desconhecida, entretanto, presume-se que alguns fatores como hábitos alimentares e stress possam influenciar no desenvolvimento da doença.

Ainda de acordo com estudos científicos o fator ambiental é também alvo de investigação. Populações de baixa incidência de CP, quando migram para áreas de alta incidência, apresentam um aumento na ocorrência de casos. Fumaça de automóveis, cigarro, fertilizantes e outros produtos químicos estão sob suspeita.

Nas fases iniciais nada se sente. O tumor somente é detectado em exames clínicos e laboratoriais de rotina que são o toque renal e a dosagem do antígeno prostático específico ou PSA. Nos casos de CP sintomático, o paciente se queixa de dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sensação de não esvaziar bem a bexiga, ou seja, sintomas de obstrução urinária. Sangramento na urina pode ser uma queixa, embora mais rara. O paciente pode manifestar dores ósseas como sinal de uma doença mais avançada (metástases). Anemia, perda de peso, adenopatias (ínguas) no pescoço e na região inguinal podem também ser a primeira manifestação da doença.

O câncer de próstata  pode estar na forma de um pequeno nódulo ou pode estar restrito a ela, contudo envolvendo toda a glândula. Além de localizado pode comprometer os limites da próstata  e invadir outros órgãos adjacentes, como as vesículas seminais ou a bexiga. O tratamento desse tipo de câncer é muito controverso já que são muitas as variáveis que interferem no tratamento, como por exemplo idade do paciente, níveis do PSA, estágio do tumor e tipo histológico. Edilson Dantas, que fazia exames de prevenção desde os 40 anos de idade e aos 61 anos descobriu que estava com câncer de próstata, atualmente já curado, ressalta a importância de fazer os exames desde cedo e com frequência.

Serviço:

Semana de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata.

De 7 a 11 de novembro

Local: Sede da CAA PA - Caixa de Assistência dos Advogados do Pará (rua Padre Prudêncio, nº 760, bairro Campina, Belém).

Fone para agendamento: (91) 4006-8660.

Anexos