Home / Notícias
A caixa de Assistência dos Advogados do Pará (CAA-PA), em parceria com a seccional paraense, realiza a partir de amanhã, 2, a segunda etapa da Campanha de Multivacinação em Belém. O objetivo é vacinar todos os advogados e dependentes que não tiveram oportunidade de se vacinar na primeira fase do projeto.
Os recursos financeiros para a segunda fase da Campanha foram adquiridos em uma ação conjunta entre a OAB-PA e a CAA-PA para atender, exclusivamente, os advogados.
Para a coordenadora de campanhas e saúde da CAA-PA, Rita Gomes, a preocupação com a saúde do advogado é prioridade: “Devido ao grande número de pessoas que não se vacinaram na primeira fase, houve a necessidade de realizar outra campanha, exclusiva para os advogados e seus dependentes, a fim de garantir que todos possam ser imunizados. Nessa segunda etapa, apenas a Tríplice Viral (H1N1), será distribuída.”, explicou.
Esta é a primeira vez que a Campanha de Vacinação, realizada pela CAAPA com apoio da Secretária Municipal de Saúde (Sesma), será expandida para as subseções da Ordem no interior do estado. Serão benficiados com a campanha os municípios de Ananindeua, Castanhal, Santarém, Itaituba, Marabá, Rondon do Pará, Tucurui, Redenção, Conceição do Araguaia e Xinguara que deu início hoje as vacinações.
Para o presidente da CAAPA, Oswaldo Coelho, isso é um grande passo para a CAA-PA. “Ampliar a campanha de vacinação é algo de extrema importância, para a sociedade para a Caixa de Assistência e para os Advogados. Além de demonstrar nossa preocupação com a saúde dos advogados, esta campanha também é uma forma de cumprir com a nossa promessa de interiorização da ações da Caixa e fortalecer a nossa instituição pelo interior do estado.” ressaltou ele.
Primeira fase
A primeira fase da campanha aconteceu nos dias 26 a 27 de junho, em parceria com o Ministério da Saúde, distribuindo as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral e Tríplice Viral (H1N1).
Entenda o H1N1
A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais, a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarréia.