Home / Notícias
Maria Conceição Mendes. Este nome possui credibilidade e reconhecimento na história da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará. Eleita para exercer o cargo de presidente no triênio 1983-1985, a advogada marcou época e inaugurou uma nova filosofia de trabalho na instituição. Nesta segunda-feira (26), a CAA-PA comemora 70 anos de serviços à advocacia paraense e a vitoriosa dirigente relembra os primeiros passos e os desafios que precisou enfrentar.
Vice-presidente no princípio do mandato de Luiz Roberto Meira (1980-1982), Maria Conceição Mendes assumiu a presidência, em virtude da renúncia do presidente, que também exercia o cargo de conselheiro seccional. Com isso, a advogada passou a conduzir os trabalhos justamente quando a instituição completou 35 anos. Visionária, a presidente tomou primeira iniciativa firmar convênios com profissionais de saúde por meio de um de seus irmãos, que era médico.
“Inicialmente, os convênios foram celebrados com médicos e dentistas. Em seguida, fizemos o primeiro convênio empresarial com o supermercado São João, disponibilizando 5% para advogados em suas compras”, recordou Maria Conceição Mendes. “Consegui fazer convênios com médicos para que eles atendessem os advogados em seus respectivos consultórios, com desconto na consulta. No início, eram três ou quatro médicos. A partir de então, outros médicos passaram a me telefonar para formar convênios”, completou a advogada.
Com o sucesso da ideia, ainda mais profissionais manifestaram interesse em celebrar parcerias com a instituição, atingindo a marca de 100 médicos que aderiram aos convênios. Em curto prazo, os benefícios se expandiram. “As farmácias e laboratórios de análise clínica também demonstraram interesse em firmar convênio”, relembrou Conceição. Na esteira desses avanços, a CAA-PA fez sua primeira aquisição: o equipamento odontológico.
Maria da Conceição Mendes ainda recordou outro passo importante da instituição. “Conversei com a desembargadora Lídia Fernandes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado à época, e pedi que nos fosse cedido espaço nas dependências do Fórum, local onde funcionava também a sede da Ordem no Pará. “Prontamente, ela nos cedeu uma cadeira e uma mesa. E com a ajuda da minha irmã, passamos a receber os advogados”, relembrou.
Ainda está vivo na memória da ex-presidente da CAA-PA um encontro histórico. “Instalamos todos os primeiros serviços, continuamos os convênios e depois participamos uma reunião com o Ministro da Previdência à época, que pediu que os médicos se habilitassem junto ao Ministério para atenderem os advogados nas caixas de assistências de todo o Brasil, evitando a locomoção dos advogados até as clínicas particulares”.
Personalidade e dirigente importante no desenvolvimento da CAA-PA, Maria da Conceição Mendes integra a comissão organizada das atividades alusivas às comemorações pelos 70 anos, cujo coordenador é o professor e advogado Francisco Freitas, assessor da presidência da CAA-PA. Atualmente, a advogada diz estar satisfeita com o papel desempenhado pela instituição em prol da classe. “A Caixa de Assistência está atendendo aos advogados com excelência, o que é importante para todos os advogados”.
Responsável pela inauguração da galeria de ex-presidente da Caixa de Assistência dos advogados do Pará - coincidentemente no dia 26 de novembro de 1983, Maria da Conceição Mendes revelou que jamais imaginava que a instituição chegaria à grandeza que possui hoje. “Antes da minha gestão, a CAA-PA já tinha 35 anos e ainda não havia sido instalada. E eu estava torcendo para que isso acontecesse. Espero que ela continue e que vá para frente cada vez mais”, desejou.