Home / Notícias

Belém 400+10: Cápsula do tempo já está na OAB-PA

DSC 0243---Integrantes do “Movimento Belém 400+10 Cidade de Direitos” estiveram no início da tarde de hoje, na sede da Ordem no Pará, e entregaram o equipamento ao presidente Alberto Campos. Nele, estão depositados anseios, manifestações e perspectivas de cidadãos belenenses para os próximos dez anos, período que ficará guardada na seccional paraense.

A cápsula só será aberta no dia 12 de janeiro de 2026, por ocasião do aniversário de 410 anos de Belém. O lançamento das atividades ocorreu no dia 07 de janeiro deste ano, data em que se comemorou 181 anos da tomada do poder pelos cabanos e 399 anos da luta indígena liderada pelo cacique Guaimiaba contra a dominação da coroa portuguesa, informou Rodrigo Vianna, um dos membros do movimento.

De acordo com Jorge André, do Comitê Popular Urbano (CPU), o movimento não se restringe somente a comemorações, “mas em discussões além das festas, como cultura, educação, saúde, saneamento básico, segurança, meio ambiente, etc.” Outra integrante do movimento, Cristina Vasconcelos espera que os anseios da sociedade belenense contidos na cápsula “sejam concretizados e que se consiga uma Belém melhor”.

DSC 0273--Segundo ela, o movimento não poderia parar nas comemorações voltadas para os 400 anos da capital paraense. “Ele foi feito para ensejar a participação popular”, completou. Para Rodrigo Viana, é preciso incutir na concepção das pessoas que “o cidadão é principal fator de transformação da sociedade”. Alexandre Costa, da Frente dos Moradores Prejudicados da Bacia do Una, também participou da entrega da cápsula.

Credibilidade

No último dia 14 deste mês, diversos representantes do movimento vieram até a sede da OAB-PA para anunciar a escolha unânime para abrigar a cápsula, pois, segundo eles, “é uma instituição de bastante credibilidade junto à sociedade”. Naquela oportunidade, Alberto Campos recebeu a “Carta de Belém”, documento com proposições idealizadas conjuntamente por membros do movimento.

Após receber o equipamento, o presidente Alberto Campos voltou afirmar que “é uma honra para nossa instituição ter sido escolhida e receber essa responsabilidade de abrigar a cápsula do tempo com anseios da população de Belém”. O presidente e o diretor tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, Oswaldo coelho e Antônio Miranda, respectivamente, presenciaram a entrega.

Composto por vários segmentos da sociedade, o “Movimento Belém 400+10 Cidade de Direitos” é uma mobilização da população belenense, não partidária, que decidiu discutir em conjunto uma Belém de direitos, melhor para todos e com boa infraestrutura, uma cidade melhora para se viver.

Fotos: Yan Fernandes

Anexos