Home / Notícias

Autismo: Eficácia de medicamentos foi tema de palestra

DSC 2201---Ao longo tarde de hoje, a OAB-PA foi palco da palestra “Autismo x Medicamentos – a eficácia dos medicamentos usados para o tratamento”, ministrada por Madacilina de Melo Teixeira, médica neuropediatra do “Serviço Caminhar” - Hospital Bettina Ferro – Universidade Federal do Pará, e mestre em neurociências com ênfase em neuroregeneração.

Com o plenário Aldebaro Klautau lotado, o evento foi aberto pelo secretário geral da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, pela presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gisele Costa, e pela presidente da Comissão de Saúde, Lylian Garcia. Diversos profissionais e membros da sociedade acompanharam a palestra.

DSC 2181--

De acordo com a neuropediatra, não existe medicamento para curar o autismo. “Existem medicamentos que vão minimizar as alterações que se apresentam. Existem medicamentos que são capazes de melhorar a qualidade de vida da criança com autismo, caso tenha hiperatividade ou um quadro psicótico, por exemplo”. 

DSC 2192---

Com base nisso, defende Madacilina de Melo Teixeira, a família usa a medicação adequada para as características sintomáticas que a criança apresentar. Ao enfatizar que os familiares precisam entender um pouco mais essa realidade, a médica elogiou a realização da palestra. “Eventos como esse são primordiais para que a sociedade possa realmente tomar conhecimento”.

Na opinião da neuropediatra, palestras informativas ajudam os familiares a “entender o que possa estar se passando e o que fazer da melhor forma possível. Isso é um canal magnifico para a sociedade”, reforçou Madacilina de Melo Teixeira. No próximo dia 18 (segunda-feira), às 15h, haverá a palestra “A Integração dos Autistas nos Centros de Atenção Psicossocial”.

Fotos: Yan Fernandes

 

Anexos