Home / Notícias

ASSBRAC realiza primeiro simpósio sobre ética

tica-Crist-da-humanidade-_MBO I Simpósio da Associação Brasileira dos Advogados Católicos - ASSBRAC aconteceu hoje, 13, na V Conferência dos Advogados do Estado do Pará. Ética foi o tema do simpósio que ganhou um espaço especial na fala do presidente da ASSBRAC, o advogado José Maia Bezerra. Ele destacou as principais preocupações da Associação, explicou a relevância dele. “A preocupação diante de tanta corrupção e desvio de personalidade que vem ocorrendo no nosso Brasil”.

A Conferência inicial foi realizada pelo Arcebispo mnetropolitano de Belém Dom Alberto Taveira. Ele falou sobre a ética cristã da humanidade. “Falei dos princípios que estão em contato com a diversidade humana, a partir do grande princípio ético cristão, que é o Sermão da Montanha (cap. 5,6 e 7 – do Evangelho de São Matheus), onde Jesus nos mostra os princípios para a humanidade”, afirma Dom Alberto.

Segundo ele, todas as profissões devem ter esses princípios. “principalmente a de advogado” e eleogiou a iniciativa da Ordem, ressaltando a a importancia de reservar espaços de religiosidadetica-Crist-da-humanidade-_DA dentro da Conferência.

Em seguida, o Professor e Doutor José Henrique Mouta Araújo proferiu a conferência “Ética na Sociedade e na Advocacia”. Henrique abordou os principais desafios que a advocacia e seu papel perante à soiciedade. Ele iniciou a palestra debatendo o conceito de ética, em termos gerais, e sua íntima ligação com o conceito de moral. "Ética é o conjunto de princípios e normas de comportamento social. Ela seria, portanto, a ciência dos costumes", disse.

Em seguida, Henrique abordou-se o advogado e seu papel social, destacando a importância dessa atividade e sua inclusão como Função Essencial da Justiça. Neste momento, destacou-se que, mesmo em um mercado altamente competitivo e sobrecarregado, o causídico não deve deixar de pautar sua atividade ética e boa-fé.

No terceiro momento, foi abordado o conceito de ética profissional, registrando o papel do Estatuto da OAB e o Código de Ética Profissional. A indagação posta aos participantes foi a seguinte: há limite para o segredo profissional?

Para Henrique a Conferência foi um importante espaço para abrir debates sobre o assunto (ética) com os estudantes de direito.

Ao final, foi apresentada a temática ligada ao advogado em juízo e o relacionamento com o seu cliente e com a parte contrária. Nesta ocasião, foram debatidos temas como a responsabilidade civil do advogado, inclusive quanto às multas aplicadas Judicialmente, e os honorários advocatícios.

Como últimas palavras, mais uma vez se ressaltou que a ética deve pautar a conduta de todos os profissionais da área jurídica, nos desafios de cada dia e na busca de solução para os conflitos sociais.

Após essa conferência, o coral católico Escola Cantorium se apresentou ao público. Eles são da Arquidiocese de Belém e ensaiam lá toda semana. Os integrantes sã todos voluntários, e para chegar ao nível musical almejado dá muito trabalho. O integrante do coral Douglas Lopes diz que foi muito importante o convite para participar da Conferência. “Mostra que o nosso trabalho é bom e incentiva a continuar na música”

tica-Crist-da-humanidade-_VPara concluir o Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico, recebeu a homenagem de Honra ao Mérito pelo Presidente da OAB-PA Jarbas Vasconcelos. 

Leia a íntegra do discurso do Aecebispo Metropolitano de Belém Dom Alberto Taveira: http://www.oabpa.org.br/pdf/etica-sociedade.pdf

Fotos: Paula Lourinho

Anexos