Home / Notícias

Após mobilização da OAB, CEF assegura que irá zerar alvarás pendentes e adotará prazo máximo de 5 dias

Reunio-CAIXA_4
A garantia veio do superintendente regional norte do Pará, da Caixa Econômica Federal, Evandro Narcisio de Lima, em reunião realizada hoje (04) à tarde, com o secretário geral da OAB, Jader Kahwage, os conselheiros seccionais Antônio Barra Brito, Claudiovanny Teixeira, Glaucia Rocha, e um dos diretores da Associação de Advogados Trabalhistas do Estado do Pará (Atep), André Serrão.
Reunio-CAIXA_1

Prazo

Antes disso, os representantes da OAB relataram ao superintendente da CEF e ao gerente geral, Israel Sardinha, a demora de 30 dias, em média, para o cumprimento dos alvarás de recebimento de FGTS no posto avançado da instituição financeira, que fica localizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. “É uma situação grave, principalmente para os trabalhadores, que, muitas vezes, dependem urgentemente do dinheiro”, argumentou o secretário geral, Jader Kahwage.

Atendimento
Outra circunstância mencionada pela comitiva da OAB diz respeito ao atendimento direcionado aos advogados. Antes, os profissionais eram atendidos com exclusividade e agilidade, não prejudicando suas atividades dentro do TRT 8. Atualmente, os advogados necessitam aguardar a sequência de senhas. Por conta de tudo isso, o superintendente da CEF se comprometeu em tomar medidas para solucionar os problemas relatados.
Reunio-CAIXA_7

Providências

Uma das medidas anunciadas por Evandro de Lima é a execução de uma força-tarefa, a partir do dia 16 de setembro, com a finalidade de zerar a demanda reprimida de alvarás pendentes. Para a semana seguinte, o superintendente da CEF assumiu o compromisso de que a instituição financeira voltará a adotar o prazo máximo de cinco dias para o cumprimento dos alvarás de recebimento de FGTS, conforme normativa.

Quanto ao atendimento aos advogados, Evandro de Lima informou que a superintendência da CEF fará um estudo para encontrar a melhor forma de agilizar o atendimento aos profissionais de advocacia, dando uma resposta à OAB até o dia 09 de outubro. “Faremos o possível para cumprir o padrão de atendimento estabelecido pela empresa (CEF), bem como atender melhor aos advogados”, afirmou o superintendente.

Reunio-CAIXA_2Ao final da reunião, o secretário geral da OAB, Jader Kahwage, elogiou a postura da superintendência da Caixa Econômica Federal ao receber a comitiva de representantes da Ordem. “Ficamos satisfeitos com os compromissos assumidos aqui e com a presteza em atender nossas demandas”, declarou o advogado.
Fotos: Paula Lourinho

 

Anexos