Home / Notícias
Aprovada por unanimidade em assembleia realizada com a classe, a Associação dos Procuradores do Estado do Pará – Apepa confirmou agora a pouco, o apoio institucional à Conferência dos Advogados do Estado do Pará.
“A aprovação da proposta pela assembleia mostra que o interesse em investir na OAB, não é somente da diretoria da Associação e sim de toda a categoria que defende o fortalecimento da nossa Instituição, que é a OAB.”, reconheceu o presidente da Apepa, Sérgio Reis.
O contrato que garante uma doação simbólica para a realização da VI conferência, aconteceu hoje, 18, na sede da OAB-PA, e foi assinado pelo presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos e o presidente da Apepa, Sérgio Reis. A breve cerimônia contou com a presença do vice-presidente, Alberto Campos, do secretário adjunto da instituição, Nelson Souza e, do tesoureiro da associação, Márcio Vasconcelos e ainda do diretor geral da Escola Superior de Advocacia, Jeferson Bacelar.
Segundo Sérgio, essa contribuição feita à Ordem é, na verdade, uma resposta à parceria existente entre a OAB e a Apepa. “A OAB tem sido parceria em todos os nossos pleitos. Além disso, a Ordem é a nossa casa. Antes de sermos advogados públicos somos advogados, portanto é nosso dever ajudá-la a galgar maior espaço de destaque dentro da nossa sociedade.”, concluiu.
Conferência Estadual – Inscreva-se aqui.
Já se encontram abertas as inscrições para esse grande encontro com todos os advogados, bacharéis, estagiários inscritos em seus quadros e acadêmicos de direito para discutir teses e diretrizes de atuação, que a Ordem dos Advogados do Brasil realiza, por força regimentar, a cada triênio no estado. A conferência acontecerá na capital paraense no período de 10 a 12 de setembro deste ano, no Hangar – Centro de convenções da Amazônia.
É, portanto, a CONFERÊNCIA DOS ADVOGADOS DO ESTADO DO PARÁ o momento máximo do exercício classista em nosso Estado, no qual são trocadas experiências jurídicas e discutidos temas de relevo para os advogados e, consequentemente, para a cidadania e para toda a sociedade. O objetivo é reunir cerca de 1.500 profissionais da advocacia para reflexão e debate sobre a temática apresentada trará resultados extremamente positivos para toda a sociedade, que se fortalece e se desenvolve mais consciente de seus direitos e deveres. Já está confirmada a palestra de abertura do evento, que será proferida pelo professor catedrático das Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa, Jorge Manuel Moura Loureiro de Miranda.
Atrações
Para a abertura da VI Conferência dos Advogados do Estado Pará, está confirmada a presença ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, juntamente com um dos maiores juristas do mundo, o professor Jorge Miranda, da Universidade de Coimbra.
Para o encerramento, está confirmada a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Coêlho, e, possivelmente, do presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, coordenador geral do Colégio de Presidentes do Conselho Federal da OAB, também virá a Belém para prestigiar esse grande evento jurídico do estado.
O evento também contará com a participação de doutrinadores nacionais e internacionais, como daquele que é considerado o maior constitucionalista da atualidade, José Joaquim Gomes Canotilho, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Macau.
Noite de autógrafos
A convite do presidente da seccional paraense, a conselheira Gisela Gondin Ramos também fará uma noite de autógrafos, durante a Conferência, do livro "Princípios Jurídicos", da Editora Fórum. A obra trata sobre os princípios que entraram definitivamente na teoria jurídica e acabaram sendo expressos em textos constitucionais e tratados internacionais. O livro que está entre os mais vendidos dessa área, já está na quinta edição.
Também, por sugestão do presidente da Ordem, os desembargadores paraenses que possuírem obras inéditas, poderão fazer o lançamento e ainda participar de uma noite de autógrafo dentro da conferência estadual e da conferência nacional dos advogados.
Fonte: Paula Lourinho