Home / Notícias

Alunos da Universidade da Amazônia vencem o II Torneio de Direitos Humanos da OAB-PA

IMG 8855

Os vencedores do II Torneio de Direitos Humanos da OAB-PA – Paulo Fonteles Filho (In Memorian) foram anunciados durante solenidade conduzida pelo presidente da seccional paraense, Alberto Campos, na noite da última segunda-feira (16), no plenário Aldebaro Klautau. Com orientação do professor Aleph Hassan Costa Amin, coordenador da Clínica de Direitos Humanos da Universidade da Amazônia, Syanne Maria Correa Miranda e Ygor da Silva Sarmanho Vasconcelos superaram representantes de outras oito instituições de ensino que entregaram memoriais.

Matriculadas no 9º semestre do curso de Direito da Unama e Inscritos na Inter-American Human Rights Moot Court Competion, os estudantes serão contempladas com passagens para participarem de competição mundial promovida pela Washington College of Law – WCL, capital do EUA. Idealizado pela Comissão de Educação Jurídica e pela Comissão de Direitos Humanos, o torneio visa ampliar o debate acerca de Direitos Humanos no Pará, a disseminação dos conhecimentos, funcionamento e jurisprudência do Sistema Interamericano de Direitos Humanos da OEA e do Direito Internacional dos Direitos Humanos.

IMG 8819

Ygor Sarmanho Vasconcelos declarou ser gratificante ter conquistado o torneio. “A gente teve um trabalho de três anos na clínica. Há três anos, estamos participando das competições em Washington. No ano passado, nós participamos da competição daqui da OAB, chegamos à final, e intensificamos o trabalho. Para mim, que estou desde o inicio na clínica, é algo excepcional”, festejou o estudante. 

Escolhido melhor orador, Ygor agradeceu por todo apoio recebido da Universidade da Amazônia e dos professores. “É incrível a gente chegar com esse título e poder e ir lá para Washington representar o Pará”, afirmou. “Ano passado, eu fui para Washington como observador, que é aquele que participa dando apoio à equipe. Nós tivemos dois oradores. Eu fui dando apoio a eles já me preparando para ir competir e, neste ano, eu vim como orador, juntamente com a Syanne, que foi escolhida este ano. A gente intensificou o trabalho tanto para Washington quanto para a competição daqui”, explicou. 

IMG 8870

De acordo com o vencedor, a finalidade agora é intensificar mais ainda os estudos e os treinos. “Assim como a gente fez para a competição aqui da OAB, vamos intensificar ainda mais todo o treino de técnica de oratória e o apoio que a universidade e a clínica ofereceram para gente para poder chegar a Washington e, quiçá, conquistar mais resultados positivos”, projetou o estudante.

Orientador dos vencedores, o professor Aleph Amin apontou o empenho dos alunos desde 2017 como determinante para a conquista. “O Ygor, que foi eleito o melhor orador, há muito tempo vem treinando para competição. Ele ainda não tinha ido. Eu falei que ainda não era o momento dele. Junto com a Syanne, que estava dentro dessa logística, ele se empenhou bastante, treinando de madrugada, escrevendo o memorial e estudando os casos. Eles realmente se prepararam muito bem”, reforçou. 

IMG 8897

Para a competição internacional, o professor vislumbrou que a expectativa é manter o trabalho. “Podemos melhorar e aprimorar muito mais, mas acredito que estamos no caminho certo. Acredito que encontramos em um caminho coerente para desenvolver o trabalho e participar com grandeza representando o estado”, avaliou o orientador. 

 

Anexos