Home / Notícias
Em solenidade promovida na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro (presidente) e o desembargador Roberto Moura (vice-presidente e corregedor) foram empossados para o biênio 2017-2018. Célia Regina de Lima Pinheiro é a sétima mulher a presidir o TRE no Pará.
Os principais desafios da gestão serão a organização 30º pleito eleitoral no país, com próximas eleições para Governo do Estado e Presidência da República; e a ampliação dos municípios com identificação biométrica – atualmente, são 23 no estado (1.396.992 de eleitores). Neste ano, Belém será incluída nesse cadastro, acrescentando mais de 1 milhão de eleitores ao banco de dados biométrico da Justiça Eleitoral.
Histórico
Desembargadora desde 2006, a nova presidente do TRE-PA iniciou sua vida na magistratura como juíza substituta na Comarca de São Miguel do Guamá, em 1991. Dentro do Tribunal Eleitoral, foi juíza eleitoral nas Comarcas de Afuá, Santarém, Monte Alegre, Óbidos, Alenquer e Oriximiná. Na última gestão, respondeu pela direção da Escola Judiciária Eleitoral, pela Corregedoria e pela vice-presidência.
O desembargador Roberto Gonçalves de Moura é hoje membro substituto no pleno do TRE-PA e iniciou sua carreira como magistrado em 1988, logo após três anos como procurador da República. Em 2012, tomou posse no desembargo.
Otimismo
Em 2016, o TRE-PA fechou o ano com a quinta melhor execução financeira do Brasil, o que garante orçamento interno razoável para o próximo biênio. Há indicativo para a construção de mais três novos cartórios eleitorais na área metropolitana de Belém e no interior do estado, assim como a confirmação de doações de terrenos para implantação de novos fóruns eleitorais em Primavera e Juruti. Com isso, o Tribunal passará a contar com mais de 70% das Zonas Eleitorais funcionado em prédios próprios.
Fotos: Yan Fernandes
Com informações da Ascom do TRE-PA