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Advogados tiram dúvidas dos consumidores sobre a relação de compra e venda

Direito-Consumidor_42A iniciativa faz parte da mostra “Mitos e Verdades sobre a relação de consumo”, realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB-PA, em parceria com o Idec – Instituto Brasileiro de defesa do consumidor, que acontece na área central do 3º piso do Shopping Pátio Belém. A mostra é composta por 18 (dezoito) painéis, dispostos em 09 (nove) “totens” e conta com o patrocínio de Sebrae e Fiepa, com o apoio do Shopping Pátio Belém.

O objetivo é mostrar ao consumidor os direitos básicos dele em todas as relações de consumo, levando a OAB para mais próximo da comunidade e, consequentemente, levando cidadania à população.

Direito-Consumidor_43“Essa mostra é primordial, pois o consumidor não sabe quais os direitos que eles tem, perde prazo pra fazer troca de mercadoria e acabam cedendo as pressões de compra que as lojas fazem.”, afirmou a consumidora Aline Viana, que foi ao shopping para trocar uma peça que comprou a mais de um mês e teve dúvida se poderia ou não trocar a peça e foi orientada pelos advogados que participam da mostra.

Segundo ela, a iniciativa da Ordem, permite ao consumidor ser aconselhado e dirimir suas dúvidas sem precisar com facilidade. Isso é muito bom.”

A exposição realizada pela primeira vez em Belém, foi inspirada em uma ação que aconteceu em um grande shopping, em São Paulo. Aqui a iniciativa foi muito prestigiada, inclusive por advogados. A ouvidora geral da Ordem, Ivanilda Pontes, visitou a exposição. Ela achou a iniciativa excelente. “Isso é muito importante para esclarecer o público sobre essa relação de compra e venda. Até eu como consumidora ignoro muitas cláusulas do código do consumidor e essa iniciativa atrai o público que quer e precisa se esclarecer.”Direito-Consumidor_59

Para a ouvidora a informação é a base de tudo. “É elogiável a iniciativa da comissão, pois muitas vezes o consumidor, dentro dessa relação, é lesado pelo desconhecimento. A informação é tudo.“

Segundo a advogada Priscila Thomaz Ferraro, membro da Comissão de Defesa do Direito do Consumidor da OAB-PA, a mostra tem recebido a presença de muitos consumidores com dúvida mas também lojistas, que foram até os advogados para tirar dúvidas em relação aos direitos do consumidor.Direito-Consumidor_55

Segundo Priscila, uma das principais dúvidas dos lojistas é em relação à concessão de desconto para pagamento à vista, que de acordo cm ela, é uma decisão do lojista.

A outra duvida diz respeito à troca de mercadoria. “Os lojistas são obrigados a proceder a troca de mercadorias danificadas. Nos casos de produtos em perfeito estado, mas em que a troca está sendo requisitada por tamanho, cor, ou outro detalhe, o lojista opta se troca ou não.”, esclareceu a advogada.

De acordo com a advogada, ainda sobre o serviço de troca, ela acrescentou que “a partir do momento em que existe o vínculo e os lojistas disponibilizam a troca para a mercadoria, inclusive na etiqueta de troca, eles ficam obrigados a prestar o serviço, cumprindo o prazo estabelecido na própria etiqueta para a troca.”

Direito-Consumidor_64O presidente da OAB Pará, Jarbas Vasconcelos e o secretário geral adjunto da OAB, Nelson Souza, também visitaram a exposição. Para o presidente, essa ação é muito feliz. “Essa iniciativa deveria servir de exemplo para todas as comissões da Ordem, pois ela leva a OAB para o grande público, para uma temática que é do nosso dia a dia, pois todos nós, advogados ou não, temos dúvidas enquanto consumidores.”

Para Jarbas, com esta ação, a OAB está cumprindo com seu papel institucional, prestando um serviço e levando informação à população. “A ação beneficia não só aquele que consome como também o lojistas e o próprio shopping - revelando ao apoiar o evento - que está preocupado com essa relação de consumo, que muitas vezes termina no juizado, por falta de diálogo, por falta de informação. Essa iniciativa qualifica o diálogo.”, concluiu o ele parabenizando a comissão pelo evento em especial, o presidente da comissão, o advogado Raymundo Albuquerque.

Programação

Direito-Consumidor_61Até o dia 27 de outubro, a equipe formada por dezesseis advogados membros da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, distribuirão cartilhas informativas e conversarão com a população para esclarecer todas as dúvidas e aconselhar o consumidor na hora da compra, observando o disposto no Código de Defesa do Consumidor e o entendimento jurisprudencial vigente.

Palestra

Além da exposição, a Comissão também realizará palestra com o tema: “Eu sou consumidor, mereço respeito”. O evento acontecerá ainda neste mês de outubro, nas universidades e faculdades de Belém.

“A ideia é trabalhar com alunos do ensino médio nas escolas e os estudantes das faculdades.”explicou Priscila.

Já está agendada a palestra na Faculdade Ideal – Faci, que acontecerá dia 31 de outubro, às 18h 30, no auditório da faculdade, na rua dos Mundurucus.

Fotos: Paula Lourinho

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