Home / Notícias

Advogados prestam última homenagem a Joaquim Lemos Gomes de Souza

O corpo do ex-presidente e membro Honorário Vitalício da Ordem, Joaquim Lemos Gomes de Souza, foi velado hoje, 8, no Plenário Aldebaro Klautau da seccional da OAB-PA.

Um dos mais importantes juristas paraenses, Joaquim Lemos, que faleceu no sábado, aos 86 anos, na cidade do Rio de Janeiro, onde residia.

Joaquim presidiu a OAB no período de 1977-1981, foi professor de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará, procurador geral do Estado, secretário estadual de Justiça, entre outros cargos de destaque no serviço público.

Segundo o presidente do Conselho Federal da OAB Ophir Cavalcante Junior, o jurista foi uma referência da advocacia paraense e nacional. “Era um homem de bem, que efetivamente deixou à todos nós um legado de cultura, de seriedade e, sobretudo, um legado de compromisso com a Ordem dos Advogados do Brasil, a qual foi presidente e de onde nunca se afastou .”

Para o advogado Augusto Pombo, o maior legado de Joaquim para o direito foi a honestidade. “Um homem sério, muito educado e grande figura jurídica do estado”

Várias personalidades compareceram à sede da Ordem para prestarem a última homenagem a Joaquim, como o professor Édson Franco, a professora Eliana Franco, o reitor da Unama Antônio Vaes, o empresário Luftala Bittar, o deputado Parsifal Pontes, o senador Jader Barbalho e o administrador de empresas José Artur Guedes Tourinho.

Também estiveram presentes os ex-presidentes da OAB-PA Sérgio Couto, Edilson Silva, Avelina Hesketh e Angela Sales.

O sepultamento será no Cemitério Recanto da Saudade, às 16h.

 

 

 

 

Anexos