Home / Notícias
Dando continuidade ao roteiro de visitas, os diretores da Ordem reúnem agora com os advogados no município do Óbidos. Após fazer a entrega dos equipamentos de informática comprados pela Ordem para a sala dos advogados no Fórum da cidade, Jarbas Vasconcelos e Evaldo Pinto, presidente e vice-presidente da Ordem, respectivamente, conversaram com os advogados do local.
Segundo o representante da OAB no município, Antônio Sales Guimarães Cardoso, a comarca possui 15 advogados e à unanimidade reivindicam a criação de uma subseção da Ordem para o local. O objetivo é ter um ponto de referência da instituição que englobe as comarcas do oeste do Pará, incluindo Óbidos, Oriximiná, Faro, Terra Santa e Juruti.
Os advogados também reclamaram sobre a inexistência de cadeia pública em Óbidos, que tem hoje, mais de 65 mil habitantes. Naquele município, os presos se amontoam em celas nas delegacias da polícia civil, onde 20 homens se apertam em um cubículo 4x4.
Desde o início dessa gestão, o conselho da Ordem e suas comissão ligadas a área do sistema penal e atividades policiais tem cobrado do Estado, ações eficazes para acabar de uma vez por todas, com o número de presos em delegacias. Através de parceria com a Superintendência do Sistema Penal, algumas medidas nesse sentido já foram tomadas.
A OAB enviará ofício aos órgãos competentes, expondo a situação e pedindo a solução do problema.
Outro ofício também será encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado - TJPA, requerendo a designação de um juiz auxiliar para a Comarca de Óbidos.