Home / Notícias
Em reunião realizada hoje, 26, na sede da OAB, com a diretoria da Ordem, os advogados militantes da Comarca de Novo Progresso ratificaram ao Presidente Jarbas Vasconcelos, o pedido de implantação da Subseção da Ordem naquela Comarca, apresentando como justificativa o aumento descontrolado do número de advogados de outros estado que estão exercendo irregularmente a advocacia .
Os advogados Arnaldo Antônio Halinsk e Ellen Cristina Lima dos Reis trouxeram o documento com assinatura de mais de 15 advogados que lutam pelo pleito de uma subseção naquele município. Segundo eles, a criação desta é indispensável, "pois será o lugar onde o advogado buscará proteção quando sofrer ameaça ou vilipêndio ás suas prerrogativas".
O motivo do pleito dos advogados, segundo os advogados, "são as dificuldades de distância para chegar à subseção mais próxima, visto que a Comarca de Novo Progresso fica a mais de 1.700 km da capital paraense e a subseção mais próxima está a mais de 400 km de distância, o que dificulta a atuação dos advogados. Fora outras dificuldades, como não ter linha regular de avião. "A presença da OAB no nosso município, com certeza, dará mais força às nossas lutas. E isso é indispensável".
Os advogados também reclamam da atuação de bacharéis e estudantes que montam escritórios de advocacia no local e de profissionais sem inscrição da OAB que migram de Mato Grosso e estão atuando livremente no município. Para os advogados, o que precisa ser feito também é uma fiscalização das questões de Direitos Humanos para fiscalizar os órgãos públicos, pois segundo eles, ocorrem irregularidades no município.
O presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, verificou todas as dificuldades apresentadas e se comprometeu em conseguir esse pleito para os advogados.