Home / Notícias
A cerimônia de encerramento da V Conferência dos Advogados do Estado do Pará foi presidida por Jarbas Vasconcelos – Presidente da OAB-PA – e participaram da mesa o Secretário Geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Marcos Vinicius Coelho, o Vice-Presidente da OAB-RJ Sérgio Eduardo Fisher (representando o Presidente da OAB-RJ Wady Damous), o Secretário Geral da OAB-PA Alberto Campos, o Tesoureiro da OAB-PA Eduardo Imbiriba, Diretor Geral da ESA e coordenador desta conferência Luiz Alberto Rocha, o Diretor da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará Edilson Dantas e o Ex-presidente da OAB-PA Edilson Silva.
Na cerimônia de abertura foi realizada a entrega de Ordem do Mérito Advocatício para Edilson Silva, o Juiz e Ex-diretor do Fórum Criminal de Belém Sérgio Augusto Andrade Lima e Wady Damous.
Em seguida, Sérgio Fisher parabenizou a conferência “Não só pela relevância dos temas, mas como pela criatividade e sapiência dos debatedores”, conclui.
Marcos Coelho comentou sobre o tema da conferência. ”Democracia, liberdade e meio ambiente. Sem dúvida alguma são temas ainda bastante atuais”. Ele critica a lentidão da democracia, liberdade e meio ambiente para se concretizarem.
A Carta do Pará foi exposta pelo conselheiro Marcelo Nobre, que leu na íntegra, mostrando pontos como reiterar o dever de plena defesa dos direitos fundamentais, incentivar a concepção e implantação de novo modelo de segurança humana, enaltecer a proposta de criação da Universidade de Segurança e Desenvolvimento Social da ONU, repudiar todo e qualquer ato de corrupção em todos os poderes da República, reafirmar a necessidade de aprimoramento no Sistema Judicial Brasileiro. “Finalmente, confirmo o compromisso inafastável de proteção das prerrogativas profissionais de advocacia, instrumento indispensável na defesa das liberdades, meio ambiente e ideais democráticos”, conclui.
Para encerrar, Vasconcelos fez o pronunciamento final salientando que nesses quatro dias teve quarenta mesas na conferência. “Fizemos aqui seis mesas simultâneas de debates e tivemos mil e setecentos inscritos. É a maior conferência de todas já feiras pela Ordem-PA“.
Jarbas lembrou que quase todos os recursos financeiros foram adquiridos na própria OAB, pois “a nossa gestão conflita com governo, poderosos, e a ordem não titubeia em denunciá-los e avançar para cima deles para exigir as punições. Seguiremos assim, bravos, firmes, valentes, destemidos e desassombrados”, conclui.
Fotos: Paula Lourinho