Home / Notícias
Hoje, 19 de maio, é comemorado pela advocacia o dia do padroeiro dos advogados, Santo Ivo.
Ivo nasceu na Bretanha, região oeste da França, em 1253. Em paris, foi estudante de filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. É considerado o patrono dos advogados por ter dedicado sua vida e obra em defesa dos pobres, fracos e oprimidos.
Ivo de Kermartin, ao voltar à sua terra natal, aceitou o encargo de ser juiz do tribunal eclesiástico, por onde passavam as questões mais espinhosas. Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam a questão. Foi a defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados que lhe deu o título de "advogado dos pobres", um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote, e ao construir um hospital, onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos.
Ivo morreu aos cinqüenta anos, vítima de causas naturais em 19 de maio de 1303, na França. Seu corpo foi sepultado na Catedral de Tréguier. Após processo de investigação, o Papa Clemente VI, com a solene Bula de 19 de maio de 1347, assinada em Avignon na França, proclamou Ivo inscrito no Catálogo dos Santos e Confessores, devendo ser venerado como Santo da Igreja Católica Apostólica Romana anualmente no dia 19 de maio.
A OAB/PA saúda todos os que são devotos do santo padroeiro dos advogados.