Home / Notícias
Iniciou hoje (18) em Belém, o II Programa de Capacitação e Estágio Profissional da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP) – um programa de intercâmbio é um convênio firmado entre a Ordem dos Advogados do Brasil e a Agência Brasileira de Cooperação, que faz parte de um contrato de cooperação do Governo Federal com a Associação dos Países de Língua Portuguesa.
Os advogados: Tânia Denise Isaura Andrade Waty, Bela Raquel de Benjamin, Lithuri, Victor Manoel Fernandes Junior e Abdurremane Momade Ibraimo, de Moçambique, foram recebidos no final da tarde de hoje pelo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, juntamente com o secretário adjunto da Ordem, Jorge Medeiros e o diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA-PA), Luiz Alberto Rocha.
Os quatro advogados de Moçambique chegaram a Belém nesse final de semana e hoje iniciaram oficialmente o programa com a visita à sede da Ordem, para conhecer um pouco mais sobre a estrutura da instituição e seu funcionamento.
Para Tânia Denise Isaura Andrade Waty que conheceu hoje o escritório onde irá “trabalhar” essa nova fase está sendo uma experiência positiva. “Temos muito que aprender em todos os níveis". Segundo Tânia a dimensão de tudo o que está conhecendo no exercício da profissão em nosso estado é o que mais a impressionou. “É muito complicado o nível de organização, mas também nos surpreendemos com a proteção e autonomia dada aos advogados", comentou
Ainda hoje, eles participam do curso sobre “Tópicos de Processo Penal”, com o professor Alexandre Manuel Lopes Rodrigues. Amanhã, a convite do presidente, os advogados participarão da Sessão do Conselho Seccional da OAB-PA e na próxima quarta-feira (20), já confirmaram presença no ato manifesto em favor do estado Laico, que será realizado às 17h, na sede da Ordem.
O intercâmbio acontece até o dia 26 de novembro e é dividido em etapas. Ela é uma habilitação para estudantes estrangeiros, dos países que possuem a unificação de ortografia e não possuem custos aos participantes.
A primeira, que acontecerá pela manhã, é a residência em escritórios de advocacia para que possam compreender e entender os processos civil, trabalhista e penal. Eles ainda participarão de audiências. Os escritórios são: Mendonça Advogados Associados S/S; Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff Advogados; Escritório Coelho de Souza Sociedade de Advogados e Pinheiro da Silva Advogados S/S. Já na segunda fase, os estudantes irão participar de cursos e palestras sobre a legislação judiciária brasileira, e assim conheçam melhor a nossa Constituição.
A diretoria da ESA, juntamente com a presidência da Ordem, estuda ainda a possibilidade de organizarem uma palestra sobre as experiências profissionais vividas pelos advogados em Moçambique, aos advogados paraenses.
Fotos: Yan Fernandes