Home / Notícias

Advogado que atua no sul do Pará é ameaçado de morte

12277319 922452681174531 1516169883 nFoi o segundo profissional de advocacia daquela região que recebeu ameaça somente nesta semana. É a sexta ameaça registrada pela OAB-PA nos últimos trinta dias. Do sul do estado, é o quarto advogado ameaçado apenas neste mês. Com isso, são quatorze ameaças contra advogados nos últimos quatro anos.

O último caso que chegou ao conhecimento da atual diretoria foi registrado no município de São Geraldo do Araguaia. A OAB/PA, por meio da Procuradoria Regional de Prerrogativas, forneceu os nomes dos advogados ameaçados e pleiteou investigação por parte do Grupo Especial de Atuação e Repressão a Crimes de Representatividade (GAER), bem como oficiou pedido de providências ao Secretário de Segurança Pública e ao Delegado-Geral da Polícia Civil do Pará.

Nos últimos quatros anos, dez advogados paraenses foram assassinados. Dois deles compunham diretorias de subseccionais do interior: o presidente da subseção de Parauapebas, Jakson Silva, foi assassinado em Manaus (2015), e a diretora-tesoureira da subseção de Itaitiba, Leda Martha, brutalmente assassinada com sua filha. Doze sofreram ameaças de morte, dois foram vítimas de atentados e um sequestrado.

Anexos