Home / Notícias
Na próxima quinta-feira (17), será realizada a sessão de julgamento do pedido de reconsideração da decisão de transferência da Vara do Trabalho de Óbidos, feito pela presidência da OAB-PA junto ao Tribunal Regional do Trabalho - TRT8ª região. Após o pedido ter sido duas vezes apreciado sem que a Ordem fosse notificada, o direito à sustentação oral só foi garantido depois que a OAB impetrou um Mandado de Segurança.
De acordo com Antônio Cardoso, que atua há 21 anos em Óbidos, não há justificativa plausível para a transferência, uma vez que grandes projetos de extração mineral estão localizados na região do Baixo Amazonas. ”Somente nessa jurisdição, há dois mega-projetos de extração da bauxita, que são em Juruti e Oriximiná. Eles deverão permanecer na região entre 50 e 70 anos”.
A Vara do Trabalho está instalada em Óbidos há 23 anos. Os municípios de Alenquer, Curuá, Oriximiná, Faro, Terra Santa e Juruti também compreendem a jurisdição da referida Vara. Segundo o Sales, a previsão é aumentar o desenvolvimento de atividades dessa natureza nos próximos anos, consequentemente, elevando a demanda judicial na área abrangida pela Vara de Óbidos. “Uma empresa encontrou uma reserva de bauxita nos municípios de Monte Alegre. Alenquer e Óbidos. Todo o escoamento da produção será feito por Óbidos”. Atualmente, cerce de 40 advogados militam na região.
Indústria
Ainda conforme Antônio Cardoso, Óbidos e Alenquer se tornarão, brevemente, grandes produtores e exportadores de açaí, já que uma indústria que será instalada no município obidense fará a extração da popa do produto. “Com isso, serão gerados dezenas de empregos, atrairá outras empresas e aumentará a demanda na Justiça do Trabalho”, destacou o advogado.
Prejuízos da Transferência
Para Cardoso, a decisão viola os direitos dos advogados e das pessoas com menos condições financeiras. “As consequências seriam desastrosas para a população enquanto jurisdicionados, e para os profissionais, que ficaram sem trabalho, já que a Justiça Comum não tem condições estruturais de proporcionar que os processos caminhem, de tal modo que o advogado continue atuando exclusivamente na Justiça Comum”
Subseção
O advogado também comentou a respeito da mobilização para que uma subseção da OAB-PA seja instalada em Óbidos, face às dificuldades logísticas que caracterizam os municípios da região do Baixo Amazonas. “Por toda a peculiaridade, é absolutamente inviável que a subseção de Santarém consiga atender às necessidades dos advogados que atuam em nossa região”.
_________________________________________________
Texto: Ascom OAB-PA
Fotos: Paula Lourinho