Home / Notícias
O lançamento ocorreu hoje à tarde, no Lounge do Setor de Inscrição da OAB-PA. Antes, houve a palestra “Brigue Palhaço e a Cabanagem”, ministrada por Agildo Monteiro Cavalcante e o jornalista Álvaro Martins, no auditório Otávio Mendonça, aberta pelo presidente da Ordem no Pará, Jarbas Vasconcelos.
Membro da Academia Paraense de Letras e formado em Direito em 1972, época em que o Casarão da Ordem abrigava a Faculdade de Direito, Agildo Monteiro Cavalcante destacou que a publicação que relata a morte de 252 homens “é um trabalho de literatura fundamentado no Direito, na vida e na história do povo do Pará”.
Ao explicar que “Brigue” era uma embarcação composta por duas velas retangulares e projetada para alcançar grandes velocidades, o advogado e escritor frisou que é preciso encarar os fatos narrados no livro como “um resgate da história dos 400 anos de Belém, bem como da história do Pará e da Amazônia”.
Agildo ainda agradeceu pela Ordem ceder espaço para o lançamento do livro e assumir protagonismo no “debate de fatos que estão ligados à independência do Brasil”. O presidente Jarbas Vasconcelos aproveitou esse contexto para defender a necessidade de ser debatido “se houve adesão do Pará à independência do ponto de visto jurídico”.