Home / Notícias
O conselheiro Mário Paiva – presidente da Comissão de Informática da OAB-PA participou no último dia 15, em Brasília, da reunião Advocacia e Processo Eletrônico, na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF).
A reunião, de extrema importância para a OAB, foi o primeiro diálogo entre os representantes de todas as seccionais do país, que puderam apresentaram os problemas existentes em todas as regiões e propuseram soluções e alternativas para a implantação do processo eletrônico, inclusive para lugares que não possuem acesso à internet, como é o caso do interior do Estado do Pará.
Segundo Mário Paiva, o objetivo da reunião foi viabilizar a cooperação entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho da Justiça Federal (CJF) e Superior Tribunal de Justiça (STF) no sentido de operacionalizar o processo eletrônico. “O poder judiciário aposta nos procedimentos eletrônicos e busca junto à OAB, através da Comissão Nacional de Informática, para tornar viável a adequação dessa nova cultura e enfrentar os inúmeros problemas nacionais e regionais”, disse.
Segundo Paiva, a cultura jurídica e a unificação dos procedimentos eletrônicos são as maiores preocupações, tendo em vista que o STF, não aceitará mais processos físicos. “Estamos no olho do furacão”, afirmou Mário, que considera uma tarefa árdua, mas, necessária, mudar da tradição do papel e unificar os procedimentos. “Não temos opção, se o advogado não se adequar ao novo processo digital, estará fora do mercado de trabalho”, finalizou.
O vice-presidente da OAB-PA Evaldo Pinto também participou da reunião, em Brasília.