Home / Notícias

Aberto I Encontro das Comissões da Criança e do Adolescente da região norte

IMG 9484

Abertura do evento histórico foi realizada pelo presidente da OAB-PA, Alberto Campos, hoje à noite, no plenário Aldebaro Klautau, com a presença de representantes de todas as seccionais da região norte do Brasil e do presidente da Comissão Nacional de Direito da Criança e do Adolescente, Joel Moreira Filho.

Sinônimo de dedicação à criança e ao adolescente na região norte e com mais de 40 anos de militância nessa temática, o padre Bruno Secci (Movimento República de Emaús) proferiu a palestra magna, cujo tema abordou "A luta pelos direitos da criança e do adolescente na Amazônia". Programação prosseguirá amanhã e será concluída na próxima sexta-feira.

IMG 9495

Ao comentar que os estados da região possuem problemas semelhantes no que se refere à criança e ao adolescente, o presidente Alberto Campos destacou a “situação complicada” vivenciada na ilha do Marajó no que concerne a tráfico, abuso sexual e prostituição infantil. “Essa troca de experiência vai ser importante para nos dar um norte para o futuro”, projetou o presidente da seccional paraense, que aproveitou para entregar um exemplar de cartilha elaborada e produzida pela Comissão da Criança e do Adolescente da subseção da OAB em Castanhal.

Em sua manifestação, o presidente da Comissão Nacional de Direito da Criança e do Adolescente, Joel Moreira Filho, enfatizou que o momento requer coragem. “Nós precisamos definir qual o destino que queremos para a nossa nação. É com a criança e com o adolescente que vamos construir o novo Brasil, uma nova história, sem essa violência que nós temos hoje, sem o abandono, sem a violência sexual, sem o trafico de crianças”, defendeu. 

IMG 9515Presidente da Comissão de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PA e conselheiro seccional, Ricardo Melo agradeceu pela presença de todos e recordou que a proposta de realização do encontro nasceu a partir da articulação das seccionais da região para que “a pauta da infância fosse abraçada com mais força pelo Conselho Federal da OAB”. No final do seu discurso, o advogado ressaltou que o evento é uma ótima oportunidade para as seccionais discutirem suas pautas tão especificas e peculiares.

Ao abrir sua palestra, o padre lembrou que já teve a oportunidade de visitar todos os estados da região e vivenciar essa dura realidade. Logo em seguida, o palestrante afirmou que o encontro das seccionais do norte reforça a necessidade de “amar a nossa região, o nosso povo, a região amazônica”, que pode ser traduzida ao reiterar o compromisso com essa temática tão difícil e complexa.

Programação

No dia 27 de abril (quinta-feira), painel sobre direitos sexuais de criança e adolescente abrirá a programação, às 9h. Em seguida, será feito o encaminhamento de propostas de articulação e contribuição dos convidados. Após o intervalo para almoço, painel sobre trabalho infantil retomará as atividades. Às 17h, procedimento de encaminhamento de propostas de articulação e contribuição dos convidados.

No dia 28 de abril (sexta-feira), painel sobre sistema socioeducativo abrirá o último do evento, seguido de encaminhamento de propostas de articulação e contribuição dos convidados. Depois do almoço, às 14h, plenária final  (exclusiva para os membros de OAB’s). Às 17h, leitura e aprovação da Carta do Encontro. Serão concedidos certificados de 20h de atividades complementares.

 

Anexos