Home / Notícias
Com o tema "Mulher: Participação e Protagonismo", o evento organizado pela Escola Superior de Advocacia e Comissão da Mulher Advogada foi aberto pelo presidente da seccional paraense, Alberto Campos, hoje pela manhã, no auditório Otávio Mendonça. No decorrer do dia, cinco painéis foram promovidos. Programação será retomada amanhã à tarde, às 15h.
Na abertura, Campos salientou que o movimento “+ Mulheres na OAB” é importante não somente para colocar a palavra empoderamento como um símbolo, mas efetivamente se torne uma realidade, “que a mulher assuma aqui na Ordem sua função principal de representar 50% dos advogados inscritos. Que elas façam efetivamente valer o poder que possuem”. Ao concluir sua manifestação, Alberto transferiu simbolicamente a presidência do evento para a secretária-geral adjunta e corregedora da OAB-PA, Ivanilda Pontes.
Ao reconhecer o gesto, a diretora seccional avaliou a iniciativa como “prova de que as mulheres são valorizadas nesta instituição”. Em seu discurso, Ivanilda afirmou que o evento foi organizado para “fazer justiça à campanha programada pelo Conselho Federal da OAB. Esse é um sonho que nós alimentamos. Mas estamos aqui para provar que temos a competência para assumir os maiores cargos nesta nação brasileira. Vamos lutar com todas as nossas forças para que possamos realmente galgar com muita eficácia esse empoderamento”, declarou.
Na oportunidade, a titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Renilce Nicodemos, recebeu placa do presidente Alberto Campos e do coordenador do Circuito OAB de Corrida de Rua e Caminhada, Kleber Jorge, uma homenagem pelo patrocínio em todas as etapas da edição de 2016 e agradecimento pela parceria no incentivo à prática esportiva no Pará.
Programação
O painel “Participação feminina na política” foi ministrado por Juliana Freitas, advoga e doutora em Direito. Já “A proteção da mulher no sistema interamericano” teve como ministrantes Luna Freitas, advogada e mestre em Direito, e Manuela Bitar, advogada e doutora em Direito. Coube à Erika Alencar, advoga e mestre em Direito, e à Cilene Sabino, presidente da Jucepa, a responsabilidade pelo painel “Mulher e mercado de trabalho no Pará”.
“O impacto da reforma da previdência para as mulheres” contou com a palestra de Carina Senna, mestre em Direito, juíza federal da 12ª Vara e coordenadora do JEFS. Advogada, mestre em Direito e master coach, Giselle Vaz ministrou o painel “O Coaching como recurso no desenvolvimento das habilidades da mulher empreendedora”.