Home / Notícias
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, OAB-PA, realizou na útima terça, 18, a inauguração do serviço de internet Access Point no Fórum de Abaetetuba, a quarta cidade a receber o serviço. A sala equipada permitirá aos advogados que militam na área, acessar por meio de wireless, totalmente livre de senha, com os seus notebooks, I-Pads ou mesmo com I-Phones, a rede exclusiva do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região – TRT8 e nas dependências de todos os foros e até fora dele.
Segundo relatos dos advogados, no interior do Pará praticamente não tem internet e, quando tem não é de alta velocidade. Outro ponto importante que foi destacado pelos militantes da advocacia que atuam nas localidades mais distantes do estado é a celeridade que o Access Point oferece.
“Nossa preocupação hoje na Ordem é que a missão da OAB/PA precisa nos unir, co-partilhar para efetivar o processo eletrônico. Essa internet é de qualidade, operando com 8 megas, na plataforma do Tribunal. A Ordem do Pará está trabalhando para diminuir a resistência da classe com o tema, inclusive oferecendo cursos e qualificações nesses modelos”, disse o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos.
A diretora do Foro, Juiza Tereza Cristina Aranha participou da inauguração e se congratulou por mais um serviço oferecido à classe pela OAB/PA.
O serviço é garantido com a velocidade e a segurança que o advogado necessita para ter acesso, por meio de internet sem fio, à rede exclusiva com os serviços disponibilizados pelo Tribunal. Com a instalação do Access Point, processos trabalhistas poderão ser acessados até 200 metros distância da sede da Comarca de Abaeteuba. O sistema de velocidade, de utilidade e de segurança são inigualáveis. Além de melhorar a qualidade do serviço dos advogados a OAB-PA cumpre um dever institucional e proporciona mais facilidade no exercício da advocacia. Nas próximas semanas serão inaugurados serviços de internet Access Point em Tucuruí e Marabá.
ACCESS POINT
Desde maio desse ano a OAB-PA está em tratativa com o Tribunal para implantação do serviço de access point. O projeto piloto foi instalado naquele mesmo mês em Belém. A assinatura do convênio entre as instituições, oficializando a parceria, aconteceu dia 13 de setembro, durante a V Conferência dos Advogados do Estado do Pará, realizada de 12 a 15 de setembro, no Hangar.
Com o convênio os profissionais terão serviços oferecidos pelo TRT8 como: o escritório virtual - com o peticionamento eletrônico; o pré-cadastro de reclamação trabalhista; reserva de autos e agenda do advogado; solicitação de vistas; consulta de processos, entre muitos outros.
Ao todo 20 access points serão instalados nos foros trabalhistas dos municípios do interior do estado: Tucuruí, Xinguara, Capanema, Castanhal, Paragominas, Redenção, Parauapebas, Altamira, Itaituba, Santarém (2), Marabá (2) e Macapá. Este último, atendendo à solicitação feita pelo presidente do TRT8, José Maria Quadros de Alencar, por tratar-se de um local totalmente desprovido desse serviço.
Os equipamentos foram adquiridos pela OAB-PA, com investimento na ordem de R$28.440,00. O trabalho, incluindo, cabeamento lógico e elétrico, instalação, configuração e apresentação do access pointaos advogados, deverá ser concluído até o final desse ano.
Passo a passo para acessar a rede sem fio de internet do Tribunal:
1- Procurar a rede disponível no seu aparelho (notebook, iPhone , iPad, netbook, ou qualquer outro que se conecte à internet).
2- Ao serem exibidas as opções, acessar a rede com o nome: OAB-PA.
3- Pronto! Você já está navegando pela rede OAB-PA e pode acessar todos os sites disponíveis pelo convênio OAB e TRT.
Fotos: Paula Lourinho