Home / Notícias

A Universidade da Amazônia garante parceria com a Ordem para realização da Conferência dos Advogados

UNAMANo ano em que o curso de Direito da Universidade da Amaônia - Unama completa 40 anos, a instituição faz questão de aliar seu nome a marca de confiança e respeito da OAB. "A Unama quer ter seu nome associado a esse evento grandioso.", afirmou Ana Célia Bahia Silva - reitora da Universidade da Amazônia, ao presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos.
A confirmação de parceria da Unama com a OAB/PA, para realização da VI Conferência dos Advogados do Pará aconteceu no final da manhã de hoje, 23, durante reunião ocorrida na sede da universidade. Na oportunidade, o presidente entregou à reitora, o projeto da Conferência e formalizou o convite para prestigiar a cerimônia de abertura do evento.
Jarbas ressaltou a importância do evento e destacou a necessidade das parcerias. "Para mim esta Conferência ficará marcada pela integração entre os setores do mundo judiciário, dos poderes com a sociedade. Essa tem sido a tônica da nossa gestão, que nós queremos evidanciar ainda mais nesse evento."
_MG_1169Também participam da reunião, o diretor geral da Escola Superior da Advocacia - ESA/PA, Jeferson Bacelar, as conselheiras seccionais Débora Soares e Magda Abou El Hosn, o presidente da União de Ensino Superior do Pará - UNESPA (entidade mantenedora da instituição), professor Paulo Batista e a vice presidente, Etiane Arruda.

Conferência Estadual – Inscreva-se aqui.

Já se encontram abertas as inscrições para esse grande encontro com todos os advogados, bacharéis, estagiários inscritos em seus quadros e acadêmicos de direito para discutir teses e diretrizes de atuação, que a Ordem dos Advogados do Brasil realiza, por força regimentar, a cada triênio no estado.

_MG_1167Instituições

Até hoje, cinco instituições de ensino superior já declararam apoio à conferência: Unama, Cesupa, Fabel, Maurício de Nassau e Fibra. Outras instituições de ensino devem participar da Conferência UFPA, FCAT, Estácio/FAP e Famaz.

Na conferência, os coordenadores e gestores irão debater o presente e o futuro da educação jurídica em nosso estado. Já está confirmada a palestra de abertura do evento, que será proferida pelo professor catedrático das Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa, Jorge Manuel Moura Loureiro de Miranda.

Atrações

Para a abertura da VI Conferência dos Advogados do Estado Pará, está confirmada a presença ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, juntamente com um dos maiores juristas do mundo, o professor Jorge Miranda, da Universidade de Coimbra.

Para o encerramento, está confirmada a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Coêlho, e, possivelmente, do presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, coordenador geral do Colégio de Presidentes do Conselho Federal da OAB, também virá a Belém para prestigiar esse grande evento jurídico do estado.

O evento também contará com a participação de doutrinadores nacionais e internacionais, como daquele que é considerado o maior constitucionalista da atualidade, José Joaquim Gomes Canotilho, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Macau.

Noite de autógrafos

A convite do presidente da seccional paraense, a conselheira Gisela Gondin Ramos também fará uma noite de autógrafos, durante a Conferência, do livro "Princípios Jurídicos", da Editora Fórum. A obra trata sobre os princípios que entraram definitivamente na teoria jurídica e acabaram sendo expressos em textos constitucionais e tratados internacionais. O livro que está entre os mais vendidos dessa área, já está na quinta edição.

Também, por sugestão do presidente da Ordem, os professores da Unama que possuírem obras inéditas, poderão fazer o lançamento e ainda  participar de uma noite de autógrafo dentro da conferência estadual e da conferência nacional dos advogados. Para isso, basta comunicar a coordenação ou cerimonial da OAB-PA sobre o interesse. O contato é 40068657.

Foto: Paula Lourinho

Anexos