Home / Notícias
A relação de trabalho pode mudar a partir da posição que o Supremo Tribunal Federal (STF) tomar diante da terceirização do trabalho. O alerta foi dado pelo procurador regional do trabalho aposentado Raimundo Simão de Melo, Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontífice Universidade Católica (PUC/SP) e especialista em Negociação Coletiva e Conflitos Coletivos de Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante a VI Conferência dos Advogados do Estado do Pará, nesta sexta-feira, 12, no Hangar.
No painel "Direito do Trabalho", Simão falou sobre "A efetividade dos direitos sociais como desafio na perspectiva atual do direito do trabalho". Ele destacou que, com a Constituição Federal de 1988, o Direito do Trabalho no Brasil deixou de ser exclusivamente patrimonialista e passou a assegurar a dignidade, o respeito à saúde e à intimidade, a não discriminação e o direito de lazer", relacionou.
"O mundo vive uma crise em relação ao Direito do Trabalho, mas o Brasil passa pela crise sem problemas (graças à CF). Há pressão do lado capitalista por uma reforma legislativa que reduza direitos, o que é difícil, mas a terceirização vem avançar com a precarização das condições de trabalho", destacou. Raimundo Simão de Melo também é, professor de Direito e de Processo do Trabalho e Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho.
Já o advogado trabalhista Sandro Lunard Nicoladeli, Mestre e doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou do "Papel do sindicato na efetivação dos direitos sociais do trabalhador". Ele avaliou que o sindicalismo tem defendido de forma eficiente os direitos dos trabalhadores no país, trazendo avanços concretos aos acordos coletivos de trabalho, como ganhos reais e benefícios sociais. Nicoladeli é especialista em Liberdade Sindical e Normas Internacionais pela OIT e consultor de entidades sindicais.
Fotos: Paula Lourinho
{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=eTGqVNSwKoY{/youtube}
{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=0fecIGW54bY{/youtube}