Home / Notícias

A OAB ganha o apoio da arquidiocese no combate à corrupção

arcebispo-pl5Além do apoio reforçado na campanha de combate à corrupção, a OAB-PA também contará com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém Dom Alberto Taveira, no dia 17 de junho, em frente à sede do Ministério Público do Estado, durante o ato de entrega do abaixo assinado pedindo ao MP a prisão preventiva e o sequestro dos bens de todos os culpados no caso de fraudes na Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Alepa.

O convite foi feito hoje, 14, pelo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos ao Arcebispo Metropolitano, durante reunião de trabalho realizada entre a Ordem e a Arquidiocese e que contou com a presença do Secretário Geral da Ordem, Alberto Campos, do presidente da Associação Brasileira dos Advogados Católicos – Assbrac e vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem - TED, José Roberto Maia e o Ouvidor Geral da OAB, Oswaldo Coelho.arcebispo-1

A OAB continua coletando assinaturas por meio físico e eltrônico, através do site da instituição. Diversos pontos de coletas de assinaturas foram montados. Pontos de taxis, universidades sindicatos e também nas igrejas, que por orientação do Arcebispado se envolveram com todo "fervor" na luta contra a corrupção.

Para reforçar essa luta a OAB-PA, discutiu com o Arcebispo entre diversos temas, a criação de um Fórum Permanente de combate à corrupção, contra a impunidade, contra a criminalidade, contra a violência. O Fórum denominado “Transparência Pará”, teria um trabalho contínuo de pensar estratégias com o objetivo de suscitar a participação da sociedade na política do estado, não necessariamente a política partidária.

Para o Arcebispo de Belém, a ideia é muito boa. Dom Alberto sugeriu inclusive que o grupo realizasse alguns encontros de formação para cidadania. "Temos que oferecer formação à sociedade. Uma espécie de curso de formação cristã para a política - um projeto bem sucedido em Brasília, realizado pelo Arcebispo em parceria com os assessores parlamentares da Capital Federal..

Para Jarbas, o grupo teria um caráter permanente e desenvolveria um trabalho pela ética, contra a corrupção e contra a violência, em parceria com a sociedade. "Na OAB já existe um grupo de estudo de combate à violência e à criminalidade. Mas nós queremos ampliar esse grupo e contar com o apoio da Igreja nessa luta será um grande avanço.

Uma extensa pauta com  propostas de combate à violência também foi apresentada ao arcebispo. A exemplo do que foi discutido com o Secretário de Segurança Pública do Estado - Segup, Luiz Fernandes Rocha, a OAB apresentou a Dom Alberto um projeto de prevenção à criminalidade no Estado. Elaborado pelo grupo de advogados da Ordem, o estudo da violência aponta as principais deficiências no sistema e algumas medidas para tentar solucionar ou diminuir o índice de violência que, insistentemente, tem marcado negativamente a história do nosso do Pará.arcebispo-pl4

O Fórum, que será composto por diversas entidades da sociedade civil, deverá ser lançado dia 14 de setembro, às 9h, no Hangar, durante o V Conferência dos Advogados do Estado do Pará.

 

 

 

Fotos: Paula Lourinho

Anexos