Home / Notícias
Na palestra "A ONU e o combate ao crime organizado" - proferida pelo professor e diretor da American University, de Washington College of Law, Emílio Viano, foi apresentado o relatório da Organização das Nações Unidas - ONU, sobre o crime organizado, feito no ano de 2010. O documento expõe os principais problemas que a lavagem de dinheiro, feita pelo crime organizado, gera na economia mundial.
O presidente da mesa foi o coordenador geral da V Conferência e diretor presidente da Escola Superior de Advocacia da OAB-PA - ESA, Luiz Alberto Rocha. Foi convidado o professor Francisco Freitas, da Universidade Federal do Pará. Quem fez o comentário foi o ex-secretário de Segurança Pública do Estado e delegado da Polícia Federal Geraldo Araújo.
De acordo com a definição do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, "o crime de lavagem de dinheiro caracteriza-se por um conjunto de operações comerciais ou financeiras que buscam a incorporação na economia de cada país, de modo transitório ou permanente, de recursos, bens e valores de origem ilícita e que se desenvolvem por meio de um processo dinâmico", disse Emílio.
Viano também falou das implicações negativas para os países e territórios que não cumprem as recomendações para evitar a lavagem de dinheiro. Falou também das 40 Recomendações, as Recomendações Especiais e as Declarações de Princípios contra a lavagem de dinheiro.
Segundo o palestrante, os recursos que cada país, com os valores diferenciados das suas moedas, disponibilizam contra o crime de lavagem de dinheiro são distintos. "É importante que vocês advogados saibam de tudo isso, já que graças a globalização não tem como não saber as regras e cuidados que os nossos países tem contra o crime organizado", disse.
É fundamental para a economia mundial, seguir as recomendações de organismos como a Organização das Nações Unidas - ONU. "Se o Estado não tem competência para resolver os crimes ordinários, o que dizer do crime organizado? O Pará enfrenta sérios problemas agrários por conta da má Reforma agrária do Brasil, pra não dizer que não tem Reforma. O Brasil se constitui na grande rota do tráfico de drogas e armas, da Europa. É o segundo país consumidor de cocaína, ox, etc. Um dos grandes trunfos do crime organizado é a corrupção".
Sobre o palestrante:
ProfessorProfessor Department of Justice, Law and Society Departamento de Justiça, Direito e Sociedade da SCHOOL of PUBLIC AFFAIRS AMERICAN UNIVERSITY – WASHINGTON, D.C.
A pioneer in the field of victimology, victims rights, and an expert in the field of transnational crime, Professor Viano is recognized internationally for his contributions to justice and human rights.Um pioneiro no campo da vitimologia, os direitos das vítimas, e um especialista na área da criminalidade transnacional, Professor Viano é reconhecido internacionalmente por suas contribuições à justiça e direitos humanos. He has authored countless articles and books, the most recently on transnational crime, and is also widely published in law and behavior science journals. Ele é autor de inúmeros artigos e livros, o mais recentemente, sobre crime transnacional, e também é amplamente publicado em revistas cientificas lei e comportamento.
Área de Atuação
O terrorismo, a criminalidade transnacional e organizada, questões internacionais de segurança, análise de políticas estratégicas, vitimologia e programas da assistência às vítimas de crimes sexuais, violência doméstica, abuso infantil, crimes contra a prevenção, idosos crime, a reforma legislativa, comparativo sistemas jurídicos, internacionais crime e justiça na Europa e na América Latina; fluente em francês, italiano e espanhol.
Formação Acadêmica
College of law England Wales. American University, Washington College of Law
Leicester University New York University
New York University
UNIVERSIDADE DO DISTRITO DE COLUMBIA – O DAVID A. CLARKE FACULDADED DE DIREITO
Fotos: Kelly Ponzzebon