Home / Notícias
No último dia da V Conferência dos Advogados, que começou dia 12 de setembro e terminou dia 15, quatro Instituições de Ensino Superior tiveram espaço para apresentação de trabalhos de acadêmicos do curso de Direito. O tema “Poluição Sonora e os Efeitos Negativos para o ser humano. Análise da Lei n° 7.990/00”, foi apresentado pela aluna Aline Cristhie Conceição Nascimento, da Faculdade Ideal - FACI.
Os alunos: Felipe Fadual Lima, Renã Margalho e Thiago Fernando de Oliveira Martins, do Centro de Ensino Superior do Pará - CESUPA, apresentaram o tema: “O Estado Democrático de Direito e as Comunidades Quilombolas: Uma Análise Crítica da Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 3.239 - STF, sob o nfoque pluriético”.
“A legalização do Jus Sepilchri numa visão interdisciplinar: O direito de permanecer sepultado”, foi apresentado por: Ana Cláudia Boadana da Paixão, Rodrigo Nascimento Melo de Sousa e Rosangela do Socorro Moltalvão S. dos Santos, todos alunos do curso de direito da Faculdade de Belém - FABEL. A aluna da Universidade Federal do Pará - UFPA, Gisele Pereira Dantas, apresentou o tema: “Tributação e Desenvolvimento Urbano: A progressiva do IPTU como Instrumento de Justiça Fiscal e Social nas Cidades”.
Para a coordenadora do curso de Direito da FABEL, a advogada Madga Sanjad Abou El Hosn, que também é diretora da Escola Superior de Advocacia - ESA e integrante da Comissão de Estágio e Exame da OAB-PA, “essa iniciativa foi o maior acerto da OAB-PA, pois transmitir trabalhos acadêmicos abre horizontes, é expandir a liberdade de expressão dos acadêmicos de direito”.
“Enquanto coordenadora do curso de direito, acho que um dos maiores presentes que uma instituição de ensino superior pode receber é ser representada pelas apresentações acadêmicas de seus alunos. Isso os estimula a pensar no importante papel deles ao exporem os seus trabalhos acadêmicos”, disse Madga.
“Como o nosso projeto é interdisciplinar, o tema gerou um compromisso com a FABEL, com o desenvolvimento do trabalho acadêmico que proporcionou uma reflexão crítica voltada para a iniciação científica para o futuro operador do direito”, disse Ana Claúdia Boadana da Paixão, aluna da FABEL e integrante da equipe que teve o trabalho destacado pelo embaixador João Clemente Baena Soares, um dos integrantes da banca examinadora.