Home / Notícias
O evento, que aconteceu bem no início da manhã de ontem (15), movimentou a sociedade e desportistas do município localizado no sul do Pará, assim como os advogados que militam na região. O êxito da etapa marabaense se traduziu na organização e número de inscritos: aproximadamente 400 atletas, o dobro do registrado na edição de 2012.
Para marcar a abertura oficial, o presidente em exercício da OAB do Pará, Alberto Campos, o presidente da subseccional de Marabá, Haroldo Gaia, o delegado regional adjunto da CAA-PA (Caixa de Assistência dos Advogados do Pará), Ismael Gaia, e o comandante do 1º Grupo de Artilharia do Exrército Brasileiro, coronel Lopes Cora, fizeram o hasteamento das bandeiras da OAB, Brasil, Pará e Marabá.
Corrida
Antes do presidente da subseção da OAB em Marabá acionar a largada para competidores das categorias comunidade e advogados percorrerem os 5 km de corrida por algumas avenidas da Folha 26 da Nova Marabá, o professor da academia “Gol de Placa”, Kleber Dias, fez um breve e animado aquecimento. Dois minutos depois, largaram os participantes da caminhada, que percorreram 2,5 km.
Vencedores
Com o tempo de 13 minutos e cinquenta e seis segundos, o vencedor entre os homens foi um atleta de Tucuruí, Itamar Silva do Carmo. Após lesionar o tendão no campeonato Norte/Nordeste de Atletismo, a etapa de Marabá marcou o retorno do atleta às competições. “Eu voltei a treinar em agosto e, por isso, é uma satisfação muito grande voltar e ganhar”, comemorou Itamar, que é o detentor do recorde da prova - estabelecido na edição de 2012 - e neste ano já participou das provas de 800 metros e “Milha Sul-americana”, do Grand Prix Internacional de Atletismo de Belém.
Da mesma forma que nas etapas de Belém e Ananindeua, a vencedora entre as mulheres foi Elivane Oliveira dos Santos, que marcou o tempo de 18 minutos e 58 segundos e treina há cinco meses visando a ‘Corida do Círio’. “Achei que a prova ofereceu um bom nível técnico, mas eu queria ter um feito melhor. Tenho que melhorar mais”, avaliou a atleta. Mesmo assim, Elivane elogiou a etapa realizada em Marabá. “A organização foi nota dez e o percurso muito bom”.
Advogados
Na categoria “Advogados”, o vencedor foi Tiago de Araújo Batista, que participou pela primeira vez da etapa de Marabá . O advogado voltou a competir na etapa de Belém e também correu em Ananindeua. “Meu rendimento foi melhor do eu esperava. Senti que dava para ganhar nos últimos 50 metros, quando deixei de acompanhar o 1º lugar”, declarou Tiago, que parabenizou a organização e assegurou participação na etapa de Paragominas, dia 22. “A sinalização de quilometragem estava muito boa, além de disponibilizarem dois pontos de hidratação”.
Vencedora da etapa de Ananindeua, Lucileia Rodrigues Fayal arrebatou a vitória entre as mulheres advogadas. Foi a segunda vez que a advogada conquistou o título na etapa marabaense, cujo percurso, segundo ela, possui uma peculiaridade interessante. “Aqui tem algumas subidas e o percurso é bem legal. A gente faz bastante força”, revelou Lucileia, que passou a liderar a prova no 3 km e também garantiu participação na etapa de Paragominas, no próximo domingo.
Sucesso
Para o presidente em exercício da OAB do Pará, Alberto Campos, a etapa de Marabá do Circuito de Corrida e Caminhadas “foi, mais uma vez, um sucesso total, já que conseguimos dobrar o número de participantes na corrida. Isso demonstra que a cidade de Marabá já está se acostumando a correr com a OAB Pará”, enfatizou Alberto, esbanjando otimismo em relação à edição do próximo ano. “Esperamos contar com mais apoio ainda da população marabaense, empresários e poder público municipal, para que a corrida se torne uma tradição na cidade”
O presidente da subseção da OAB em Marabá, Haroldo Gaia, também considerou um sucesso a etapa marabaense. “Foi ótima. É um grande incentivo que a OAB dá à prática esportiva, à sociedade de Marabá e aos advogados”. Contudo, o presidente subseccional diz que a expectativa é se aprimorar para a edição de 2014. “Queremos alcançar o número de 600 inscritos e propor aumentar o tamanho do percurso, sendo de 8 km de corrida e 4 km de caminhada”, enumerou Haroldo.
Prêmio