Home / Notícias
A competição, realizada logo no início da manhã de ontem (22), marcou o retorno do circuito ao município e mobilizou desportistas e advogados de Paragominas e municípios vizinhos. Ao todo, foram cerca de 150 inscritos, o triplo do número registrado na edição de 2011, a última organizada pela seccional paraense da OAB em parceria com a subseção municipal.
Antes da largada, o presidente em exercício da OAB do Pará, Alberto Campos, o coordenador geral do 3º Circuito de Corrida e Caminhadas da OAB, o conselheiro seccional Kleber Jorge, e o presidente da subseccional de Paragominas, Luiz Carlos Cereja, hastearam as bandeiras do Brasil, Pará e OAB, respectivamente.
Corrida
Para diminuir o risco de lesões, a coordenadora do projeto “Saúde na Praça”, da Secretaria Municipal de Cultura de Paragominas (Secult), fez um animado aquecimento com os competidores. Em seguida, a advogada Cássia Manuela, secretária geral da subseção da OAB em Paragominas, acionou a largada para atletas das categorias comunidade e advogados. Dois minutos depois, largaram os participantes da caminhada, que foi de 3,5 km.
Vencedores
Após percorrer 7 km pelas principais avenidas e ruas de Paragominas, o primeiro a cruzar a linha de chegada entre os homens foi Samuel Sérgio Sousa. Oriundo do município de Vigia de Nazaré, no nordeste do Pará, o atleta cravou o tempo de 24 minutos e 11 segundos. “Eu me preparei pra essa prova. Depois da etapa de Ananindeua, voltei a treinar mais intensamente, porque vi que tinha capacidade de melhorar minha performance e ganhar uma das etapas”, declarou Samuel, que chegou a liderar a etapa de Belém, mas decidiu diminuir o ritmo no 3 km.
Vencedora das etapas de Belém, Ananindeua e Marabá, Elivane Oliveira dos Santos venceu mais uma vez entre as mulheres, com o tempo de 28 minutos e 30 segundos. Apesar do cansaço proporcionado pelos treinamentos pesados para a ‘Corida do Círio’, a corredora diz que pretendia somente completar a prova. “Nada é fácil nessa vida. Eu tenho feito uma preparação boa e, graça a Deus, conquistei as vitórias”, comemorou a atleta residente em Ulianópolis, próximo à Paragominas. “Independente da região, é sempre bom ganhar. E aqui é bem melhor ainda”, completou.
Advogados
Entre os advogados, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi Juraci de Sousa Cordovil. Vencedor da etapa de Ananideua, o advogado revelou que enfrentou mais dificuldades na etapa de Paragominas. “Aqui tem umas subidas e eu tive que forçar um pouco mais. Cheguei cansado, mas cheguei na frente”, comentou Juraci, que visava cumprir uma média de 4 minutos por quilômetro. O advogado afirmou ainda que pretende participar da etapa de Santarém, no dia 06 de outubro.
Já entre as advogadas, Lucileia Rodrigues Fayal conquistou a terceira vitória somente no circuito deste ano. Vencedora das etapas de Ananindeua e Marabá, a advogada precisou diminuir um pouco ritmo para vencer na sua categoria. “Eu segurei um pouco para poder aguentar as subidas”, lembrou Lucileia, que informou ter obtido um tempo um pouco abaixo do esperado e ainda irá participar da etapa de Redenção.
Avaliação
O presidente em exercício da OAB do Pará, Alberto Campos, observou o fato da etapa de Paragominas do Circuito de Corrida e Caminhadas ter atingido cerca de 150 inscritos. Foi um sucesso, pois a sociedade compareceu em número considerável. Isso dá um incentivo a mais, para que ano que vem, nós consigamos oferecer uma organização ainda melhor, destacando que “a cada ano, mais pessoas vem participar conosco das etapas do circuito. Isso mostra que o projeto foi acertado”.
Para Kleber Jorge, conselheiro seccional e coordenador geral do 3º Circuito de Corrida e Caminhadas, a etapa de Paragominas também foi um sucesso. “Conseguimos triplicar o número de participantes na corrida, sendo que foi apenas a segunda vez que o circuito veio à Paragominas. Isso é um grande prêmio para nós da OAB”, festejou Kleber Jorge.