Home / Notícias
Riulen Ropan*
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA) lança, nesta segunda-feira (24), a "Cartilha do Falso Advogado", com o objetivo de informar a classe advocatícia e a sociedade sobre o crescente golpe utilizando o PIX, que tem se espalhado por todo o Brasil, com um aumento significativo de casos nas últimas semanas.
No golpe, criminosos exploram a urgência e a falta de informação das vítimas, focando, especialmente, em clientes de escritórios de advocacia. Passando por advogados ou funcionários, eles solicitam pagamentos indevidos, usando justificativas fraudulentas, como a liberação de valores judiciais ou custos processuais inexistentes. Os golpistas entram em contato, se passando por profissionais legítimos, e pedem informações financeiras ou transferências via PIX, enganando as vítimas com mentiras.
A cartilha da OAB-PA contém 12 páginas divididas em cinco tópicos. O documento explica o que é o golpe, suas formas mais comuns, como os clientes podem se proteger, orientações para advogados e escritórios, o que fazer se for vítima, e fornece contatos importantes para denunciar o crime. O material está disponível para download diretamente nesta publicação.
*Sob supervisão da jornalista Elisa Vaz