Home / Notícias

VI Conferência dos Advogados do Pará: FGV/Ideal e Faculdade Ideal confirmam apoio ao maior evento jurídico do Pará

FGV_3reduzida

Em reunião ocorrida no final da tarde de hoje (14), o presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos, recebeu a confirmação do próprio diretor da FGV/Ideal, Antônio Carlos Trindade de Moraes. Na oportunidade, o diretor tesoureiro da Ordem, Eduardo Imbiriba, e a conselheira seccional, Ivanilda Pontes, também estiveram presentes.

Diante das autoridades da OAB, Antônio Carlos não escondeu a satisfação da FGV/Ideal em apoiar um evento tão importante como a Conferência dos Advogados. "Para nós, é uma honra muito grande sermos parceiros da OAB na realização desse evento. Nós jamais ficaríamos fora dessa.", afirmou. 

Ao diretor da FGV/Ideal, o presidente Jarbas Vasconcelos informou que o evento é uma previsão estatutária, cuja realização ocorre trienalmente. Jarbas ressaltou ainda que o sucesso da Conferência Nacional dos Advogados começa com o êxito das conferências estaduais. “Pra que a conferência seja grande, as conferências estaduais devem ser grandes. Pra isso, queremos que haja a participação dos advogados do interior, das subseções”.

Nesse contexto, Jarbas Vasconcelos reiterou que a conferência só alcançará sucesso com o envolvimento das instituições de ensino. “Não queremos ter o sucesso com um amontoado de inscrições de advogados e estudantes. Nós queremos ter qualidade e atingir cada instituição de ensino, cada segmento da advocacia”, declarou.

A VI Conferência dos Advogados do Estado do Pará ocorrerá entre os dias 10 e 12 de setembro deste ano. O objetivo da coordenação do evento é reunir mais de 1500 participantes, entre advogados e estudantes. Na ocasião, será realizado um encontro entre os diretores de todas as faculdades que possuem o curso de Direito no Pará.

FGV_4reduzidaInscrições

Já se encontram abertas as inscrições para esse grande encontro com todos os advogados, bacharéis, estagiários inscritos em seus quadros e acadêmicos de Direito para discutir teses e diretrizes de atuação.

Apoio

Algumas instituições de ensino superior já confirmaram apoio à conferência: Unama, Cesupa, Fabel, Maurício de Nassau, Fibra e Estácio/FAP.

Na conferência, os coordenadores e gestores irão debater o presente e o futuro da educação jurídica em nosso estado. Já está confirmada a palestra de abertura do evento, que será proferida pelo professor catedrático das Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa, Jorge Manuel Moura Loureiro de Miranda.

Atrações

Para a abertura da VI Conferência dos Advogados do Estado Pará, está confirmada a presença ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, juntamente com um dos maiores juristas do mundo, o professor Jorge Miranda, da Universidade de Coimbra.

Para o encerramento, está confirmada a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Coêlho, e, possivelmente, do presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, coordenador geral do Colégio de Presidentes do Conselho Federal da OAB, também virá a Belém para prestigiar esse grande evento jurídico do estado.

O evento também contará com a participação de doutrinadores nacionais e internacionais, como daquele que é considerado o maior constitucionalista da atualidade, José Joaquim Gomes Canotilho, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Macau.

Autógrafos

A convite do presidente da seccional paraense, a conselheira Gisela Gondin Ramos também fará uma noite de autógrafos, durante a Conferência, do livro "Princípios Jurídicos", da Editora Fórum. A obra trata sobre os princípios que entraram definitivamente na teoria jurídica e acabaram sendo expressos em textos constitucionais e tratados internacionais. O livro que está entre os mais vendidos dessa área, já está na quinta edição.

Anexos